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Título: Impacto da intervenção assistida por animais nas habilidades sociais, motivação e estresse em crianças cursando o ensino fundamental : um estudo etológico, neurofisiológico e neuropsicológico
Autor(es): Melo, Lucylle Fróis de
Orientador(es): Silva, Sérgio Leme da
Assunto: Comportamento - avaliação
Motivação (Psicologia)
Psicologia infantil
Estresse
Intervenção Assistida por Animais (IAA)
Data de publicação: 15-Nov-2014
Referência: MELO, Lucylle Fróis de. Impacto da intervenção assistida por animais nas habilidades sociais, motivação e estresse em crianças cursando o ensino fundamental: um estudo etológico, neurofisiológico e neuropsicológico. 2014. xv, 122 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A Intervenção Assistida por Animais (IAA) dentro do contexto escolar, através da intervenção direcionada e seus possíveis efeitos identificados em medidas etológicas, neurofisiológicas e neuropsicológicas a cerca do comportamento foram os focos deste estudo. Assim, os objetivos foram avaliar em crianças de nove a onze anos, cursando o quarto ano do ensino fundamental: (1) as alterações comportamentais nas etapas de antes, durante e após a IAA por meio de estudo etológico de observação natural destas; (2) avaliar as esferas cognitivas e emocionais, motivação, habilidades sociais e estresse por meio da aplicação de avaliações neuropsicológicas específicas a estas, antes e após a IAA; e (3) por último, aferir por meio de um estudo neurofisiológico o nível de concentração do hormônio do estresse (cortisol) em períodos matutino e vespertino nos dias que ocorreram as atividades estressoras (falar em público) antes e após a IAA. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram os formulários de etograma para o estudo etológico, os testes neuropsicológicos (IMHSC-Dell-Prette, ESI e EAME-IJ) e o kit biomédico para aferição salivar do cortisol. Foram realizadas treze sessões de IAA com diferentes atividades que compuseram esta etapa, os resultados indicaram melhora do rendimento escolar, das habilidades sociais e dos níveis de motivação. E sobre o estresse foi possível notar diminuições individuais na pontuação da escala. Houve também, uma diminuição nos níveis de cortisol dos participantes mais estressados. Os resultados confirmam os benefícios da relação humano e animal relatados em estudos anteriores, e no caso específico com o desenvolvimento voltado para o contexto escolar. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Assisted Intervention for Animals (AIA) within the school context, through directed and its possible effects identified in ethological, neurophysiological and neuropsychological measures about behavior were the focus of this study. The objectives were to evaluate in children nine to eleven years, attending the fourth year of elementary school: (1) behavioral changes in the steps before, during and after the AIA through ethological study of these natural observation; (2) assess cognitive and emotional spheres, motivation, social skills and stress through the application of specific neuropsychological assessments at these before and after AIA; and (3) finally, assess through a neurophysiological study the level of concentration of stress (cortisol) hormone in morning and afternoon on days that occurred the stressful activities (public speaking) before and after the AIA. The instruments used in the research were the forms of ethogram for ethological study, the neuropsychological tests (IMHSC-Dell-Prette, ESI and EAME-IJ) and the biomedical kit for salivary cortisol measurement. AIA thirteen sessions were held with different activities that compose this step, the results indicated improvement in academic performance, social skills and motivation levels. What about stress was noticeable decreases in individual scores of the scale. There was also a decrease in cortisol levels of the stressed participants. The results confirm the benefits of human relationship animals and reported in previous studies, and in the case with the development facing the school context.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2014.
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