Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/17017
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2014_JanaínaMeloDeLima.pdf8,32 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorHartmann, Luciana-
dc.contributor.authorLima, Janaína Melo de-
dc.date.accessioned2014-11-24T19:34:32Z-
dc.date.available2014-11-24T19:34:32Z-
dc.date.issued2014-11-24-
dc.date.submitted2014-05-05-
dc.identifier.citationLIMA, Janaína Melo de. Alice na caverna: uma experiência teatral com as tecnologias de captação e projeção em cena. 2014. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17017-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Arte, Instituto de Artes 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho discute e relata a experiência de um processo criativo desenvolvido em um corpo coletivo que objetivou experimentar técnicas de atuação e composição de cenas utilizando as tecnologias da câmera filmadora digital e do projetor. A elaboração das cenas foi inspirada pelas leituras das obras Alice no país das maravilhas, Alice através do espelho de Lewis Carroll e o Mito da Caverna de Platão. Através do exercício cênico, busca-se examinar em que media a atriz-agente se relaciona com as diferentes qualidades de presença geradas pela sua presença física com as tecnologias de captação e projeção ao vivo. Para tanto, a pesquisa, constrói, descreve e analisa o próprio processo criativo e seus desdobramentos com as linguagens da sombra e da telepresença. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis dissertation discusses and reports the experience of a creative process developed within a collective that aimed to experiment with performance techniques and scene composition using the technology of the digital video camera and the projector. The creation of the scenes was inspired by the books Alice in Wonderland, Through the Looking-Glass and What Alice Found There by Lewis Carroll, and Plato´s Allegory of the Cave. The scenic exercise aimed to examine how the actor/agent relates to the different qualities of presence, created by her own physical presence with live scene capture and projection technologies. The research builds on, describes, and analyzes the creative process itself and how it unfolds in the languages of shadow and telepresence.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAlice na caverna : uma experiência teatral com as tecnologias de captação e projeção em cenaen
dc.title.alternativeAlice in the cave : a theatrical experience with scene capture and projection technologiesen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordComposição (arte)en
dc.subject.keywordProcesso criativoen
dc.subject.keywordArte e tecnologiaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/17017/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.