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Título: Discurso, identidade e letramento no atendimento educacional à pessoa com deficiência
Autor(es): Batista Júnior, José Ribamar Lopes
Orientador(es): Magalhães, Maria Izabel Santos
Assunto: Letramento
Discurso
Atendimento educacional especializado
Educação especial
Educação inclusiva
Professores - formação
Data de publicação: 25-Nov-2014
Referência: BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes. Discurso, identidade e letramento no atendimento educacional à pessoa com deficiência. 2013. 310 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Nesta pesquisa, por meio dos letramentos e discursos que permeiam a prática da educação inclusiva, buscamos investigar o contexto do atendimento educacional especializado – AEE. Observamos a prática do AEE em três regiões – Fortaleza/CE, Teresina/PI e Brasília/DF, no período de 2010 a 2013. Durante a investigação, utilizamos métodos etnográficos como a observação participante, notas de campo, entrevistas e coleta de textos. Em cada região, duas escolas foram investigadas, formando a base do estudo comparativo a que nos propomos. Para subsidiar teoricamente esta investigação, realizamos a articulação entre a Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; CHOULIARAKI E FAIRCLOUGH, 1999; WEISS E WODAK, 2003; MAGALHÃES, 2004) e os Novos Estudos do Letramento (STREET 1984, 1995, 2001; GEE, 1990,1992; BARTON, 2006; BARTON E PAPEN, 2010; BAYNHAM, 1995; BAYNHAM E PRINSLOO, 2008, 2009; PRINSLOO E BREIER, 1996; BARTON E HAMILTON, 1998; BARTON, HAMILTON E IVANIC, 2000; MARTIN-JONES E JONES, 2000; RIOS, 2009; MAGALHÃES, 2012). A análise e interpretação dos dados foi realizada utilizando como categorias da escolha lexical, modalidade, avaliação, interdiscursividade e intertextualidade combinadas com a análise das práticas de letramento. Os resultados apontam para a necessidade de formação dos/as professores/as em relação à educação especial, seus mecanismos, princípios e objetivos. Compreendemos, igualmente, que o AEE carece de um projeto pedagógico mais consistente, aproximando as práticas das necessidades educacionais dos/as alunos/as. Embora tenhamos encontrado práticas inclusivas eficientes, tais núcleos estão organizados em razão da habilidade docente, não correspondendo às programações específicas para as salas de recursos - AEE. Os discursos e as práticas apontam para a estruturação do AEE sob as bases administrativas ou burocráticas, sendo pouco trabalhadas as questões pedagógicas, demonstrando a predominância hierárquica de práticas de controle. A presente tese possibilita, dessa forma, reflexões acerca da educação inclusiva e do AEE que naturalizam as representações de incapacidade de alunos/as com deficiência em relações assimétricas de poder, e abre possibilidades de compreensão das estruturas e metodologias adotadas para o AEE e as consequências dessas práticas na educação especial inclusiva. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this work, we aim at investigating the Atendimento Educacional Especializado – AEE in Brazilian Portuguese (Specialized Educational Care), through literacies and discourses related to inclusive education practices. To do so, we observed the AEE in three cities: Fortaleza, in the state of Ceara; Teresina, in the state of Piaui (both in the Northeast); and Brasília, in the Federal District. The research, which started in 2010 and ended in 2013, can be characterized as ethnographic in nature, with four methods: participant observation, field notes, interviews and text analysis. In order to carry out a comparative analysis, we selected two schools in each city, based on the criterion of the school having classes with special needs students. The theoretical background of this work takes into account the epistemological articulation between Critical Discourse Analysis - CDA (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; CHOULIARAKI, FAIRCLOUGH, 1999; WEISS, WODAK, 2003; and MAGALHÃES, 2004) and the New Literacy Studies (STREET 1984, 1995, 2001; GEE, 1990,1992; BARTON, 2006; BARTON, PAPEN, 2010; BAYNHAM, 1995; BAYNHAM, PRINSLOO, 2008, 2009; PRINSLOO, BREIER, 1996; BARTON, HAMILTON, 1998; BARTON, HAMILTON, IVANIC, 2000; MARTIN-JONES, JONES, 2000; RIOS, 2009; and MAGALHÃES, 2012). In order to both analyze and interpret the data, we proposed discourse categories, such as word meaning, modality, appraisal, interdiscursivity, intertextuality, and Street´s notion of literacy practice (1984). The results of the analysis suggest the need to develop teacher education, especially in the context of special education as related to principles and goals. We also understand that AEE needs a consistent pedagogic project, because it would link the educational practice with the students’ needs. Although we have found some inclusive practices, they depend indeed on teacher skills, and they are not related to the specific agendas of the so-called “resource rooms” of the AEE, that is the specially equipped rooms to attend to special needs learners. The discourses and practices that we analyzed indicate that the AEE organization is under managing and bureaucratic bases; therefore, the pedagogic issues are not in the core. In addition, they suggest a hierarchical dominance of control practices. By considering all of these aspects, this work proposes some reflections about the inclusive education of the AEE, since it has turned “natural” the representation of students as “uncapable” and “unefficient” in asymmetrical power relations. It also proposes new possibilities for understanding the structures and methods adopted for AEE and the consequences of the practices in the Brazilian special inclusive education.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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