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2013_AndreLuizGoncalvesOliveira.pdf40,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorDomingues, Diana Maria Gallicchio-
dc.contributor.authorOliveira, André Luiz Gonçalves de-
dc.date.accessioned2014-11-27T17:15:41Z-
dc.date.available2014-11-27T17:15:41Z-
dc.date.issued2014-11-27-
dc.date.submitted2013-09-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de. Paisagens sonoras enativas: por uma estética naturalizada. 2013. xvi, 213 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17108-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.en
dc.description.abstractTeorias filosóficas e científicas, como a fenomenologia, ecologia e enacionismo, ofereceram suporte para a proposta teórico-prática dessa pesquisa no contexto da arte e tecnociência. As paisagens sonoras enativas possibilitaram experiências estéticas que aqui foram denominadas como naturalizadas. A aproximação de diferentes áreas do conhecimento humano permitiu que se propusesse tais paisagens sonoras enativas, enquanto atualização da expressão artística em paisagens sonoras dos anos setenta do século passado, por meio da incorporação de tecnologias de sensoriamento e relacionamento de dados, a partir de teorias como as citadas. Práticas criativas testaram e validaram as hipóteses e resultaram em trabalhos para duas Bienais Internacionais: uma instalação com paisagem sonora e eventos de vida urbana misturada, na 29a. Bienal de São Paulo; e um sistema enativo com visualização de dados para a 11a. Bienal de Havana. O estudo de caso específico e implementação do projeto (Frog’s Signature) foi a culminância do projeto e de convergência de conhecimentos das áreas de artes, música, engenharias, filosofia, geografia e biologia. Uma vez feito o relato dos resultados das atividades citadas, realizou-se uma reflexão a respeito das possibilidades de experiência estética naturalizada a partir dos referenciais teóricos como a fenomenologia, ecologia e enacionismo. ____________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractPhilosophical and scientific theories, such as phenomenology, ecology and enactionism, offered support for the proposed theory and practice of this research, in the context of art and technoscience. The enactive soundscapes afford aesthetic experiences, that have been termed as naturalized. The approach of different areas of human knowledge that has allowed propose such enactive soundscapes that updating the soundscape concept of seventies of last century, through the incorporation of sensing technologies and data relationship, from theories as the aforementioned. Creative practices tested and validated the assumptions and resulted in work for two International Biennials: an installation with soundscape and urban life events mixed in 29th. Bienal de São Paulo, and an enactive system for 11a. Havana Biennial. The specific case study, a project named "Frog's Signature", was the culmination of the thesis and the convergence of knowledge in the areas of arts, music, engineering, philosophy, geography and biology. Once done the reporting of the results of the aforementioned activities, I propose a discussion about the possibilities of a naturalized aesthetic experience through the theoretical contribuition of phenomenology, ecology and enactionism.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePaisagens sonoras enativas : por uma estética naturalizadaen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordArte e tecnologiaen
dc.subject.keywordFenomenologiaen
dc.subject.keywordEcologiaen
dc.subject.keywordArteen
dc.subject.keywordSomen
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