http://repositorio.unb.br/handle/10482/17184
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_RosaMariaGodinhoMonteiro.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Surdez e identidade bicultural : como nos descobrimos surdos? |
Autor(es): | Monteiro, Rosa Maria Godinho |
Orientador(es): | Silva, Daniele Nunes Henrique |
Assunto: | Surdez Surdos - educação Psicologia do desenvolvimento |
Data de publicação: | 2-Dez-2014 |
Data de defesa: | 15-Ago-2014 |
Referência: | MONTEIRO, Rosa Maria Godinho. Surdez e identidade bicultural: como nos descobrimos surdos? 2014. xi, 152 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | A identidade surda tem sido amplamente debatida, especialmente, pelas mudanças contemporâneas, que imprimem novas formas de se relacionar e de se constituir. Dessa forma, o cenário da questão identitária aponta, eminentemente, para as teorias de viés cultural, lugar teórico que tem narrado a identidade surda contemporânea. Reconhecendo tais peculiaridades, buscou-se investigar, a partir da perspectiva histórico-cultural, como os surdos que vivenciam experiências marginais de identidade, que não estão nos grupos majoritários da comunidade surda, e, não possuem proficiência em língua de sinais, narram seu processo identitário. Participaram da investigação oito surdos inicialmente, com algumas desistências posteriores, de uma instituição de apoio para surdos de Brasília, por meio de um grupo focal, que aconteceu semanalmente, com duração de duas horas cada encontro. O trabalho foi realizado por uma equipe multidisciplinar, tendo uma pedagoga, uma psicóloga e dois intérpretes de língua de sinais, um para cada semestre. Totalizaram-se vinte encontros, ao longo do primeiro e segundo semestres de 2013. Os dados foram vídeo-gravados e transcritos integralmente para a análise, que depreendeu três eixos importantes, estruturados em presente, passado e futuro, sobre o processo de identidade: a) Fragmentos narrativos que evocam situações vividas antes da descoberta da surdez; b) Fragmentos narrativos que evocam situações vividas no momento da descoberta da surdez: o impacto do discurso médico na percepção subjetiva da surdez e alterações nas relações parentais;e, c) Prospecções: Facetas da constituição identitária surda: língua, identidade e relações sociais. A partir da análise das narrativas em uma perspectiva histórica,os resultados do estudo apontam que as dinâmicas familiares, as situações de violência física e simbólica, o discurso médico, as diferenças materiais e de condições de produção que os surdos vivenciam, configuram o processo identitário do surdo que não tem na língua de sinais seu único ponto de ancoragem, pois as questões ideológicas e de classe social precisam ser consideradas quando o que está em foco é a constituição identitária. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT Deaf identity has been widely debated, especially in light of recent changes that have imprinted upon us new ways of relating to others and of conceiving ourselves. Thus, the perspective concerning identity emphatically points to theories of culturally biased theoretical viewpoints that have informed the contemporary deaf identity. Recognizing such peculiarities, investigators sought to go beyond the historical-cultural perspective by working with deaf individuals who express feelings of marginalized identity. These individuals are not in the majority groups within the deaf community, and they are not proficient in Sign Language; they narrate their own identity processes. Eight deaf individuals participated in the study, which originated in a support center for deaf individuals in Brasilia. The study was conducted by way of a focus group that held weekly sessions, which lasted two hours. The work was performed by a multidisciplinary team, which comprised an educator, a psychologist, and two Sign-Language interpreters, one for each semester. Twenty meetings were held throughout the first and second semesters of 2013. The sessions were videotaped and transcribed word for word to allow an analysis, which comprehended three important axis of analysis. These axis were structured in the present, past, and future regarding the process of identity and were as follows: a) Narrative fragments that evoke situations experienced before the discovery of deafness; b) Narrative fragments that evoke situations experienced at the moment of the discovery of deafness: the impact of the medical discourse on the constitution of the deaf individuals, and alterations in the relationships with their relatives; and c) Prospects: Facets concerning the constitution of the deaf identity: language, identity, and social relations. Based on the analysis of the narratives from a historical perspective, the results of the study suggest that family dynamics, situations of physical and symbolic violence, the medical discourse, material differences, and conditions of production experienced by deaf individuals shape their identity process, and that this identity does not have its only anchor point in sign language. Hence, questions of class and ideology need to be considered when the subject in focus is the constitution of an identity. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2014. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.