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Título: Vozes femininas no "quilombo da literatura" : a interface de gênero e raça nos Cadernos Negros
Autor(es): Mathias, Adélia Regina da Silva
Orientador(es): Stevens, Cristina Maria Teixeira
Assunto: Feminismo e literatura
Negros na literatura
Literatura afro-brasileira
Mulheres na literatura
Data de publicação: 2-Dez-2014
Referência: MATHIAS, Adélia Regina da Silva. Vozes femininas no "quilombo da literatura": a interface de gênero e raça nos Cadernos Negros. 2014. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Nos últimos anos, os estudos e as pesquisas acadêmicas têm mostrado que as mulheres afro-brasileiras são figuras marginalizadas na literatura brasileira canônica. Como personagens, elas raramente são protagonistas, ou mesmo figuras secundárias, e quando aparecem costumam ser estereotipadas de forma negativa e inferiorizada; como leitoras, pesquisadoras e escritoras, fazem parte de um grupo ainda restrito, que gradativamente vem aumentando sua participação no campo literário brasileiro. Diante da perspectiva de invisibilização e de estereotipia negativa, as mulheres afro-brasileiras se organizaram com o objetivo de criar representações mais verdadeiras na nossa literatura e consequentemente no imaginário coletivo brasileiro. Neste trabalho, exemplificamos as representações estereotipadas das personagens femininas negras na literatura canônica brasileira, adotamos a concepção de Literatura Afro-Brasileira proposta por Eduardo de Assis Duarte, para fundamentar a proposta de representação criada pelas escritoras dos Cadernos Negros, fazemos um levantamento sobre os temas mais abordados por estas escritoras e, finalmente, analisamos os contos na edição Cadernos Negros: os melhores contos, publicada em 1998, uma edição comemorativa dos vinte anos de existência dessa publicação. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In recent years, academic research and studies have shown that Afro-Brazilian women are marginalized figures in canonical Brazilian literature. As fictional characters they rarely occupy the role of main protagonists or even supporting figures, and when they are represented they tend to be stereotyped in a inferior, negative position. As readers, researchers and writers Afro-Brazilian females form part of an ever restricted group, which gradually has increased its participation in the Brazilian literary field. Faced with the prospect of invisibility and negative stereotyping, black women are organizing themselves with the objective of creating representations more faithful in the literary discourse and, as a consequence, in the collective Brazilian imaginary, fostered also by literary discourse. In this study I exemplify the stereotypical representations of black female protagonists in Brazilian canonical literature, adopting the concept of Afro-Brazilian literature proposed by Eduardo de Assis Duarte as a foundation for the proposal created by the writers of the Cadernos Negros (Black Notebooks). A survey is conducted of the most frequently discussed topics by these writers, and finally I present an analysis of a selection of short stories of a specific edition of Cadernos Negros: the best stories, published in 1998, the commemorative edition marking twenty years of existence since publication.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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