Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17304
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RosaAmeliaPereiradaSilva.pdf27,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLontra, Hilda Orquídea Hartmann-
dc.contributor.authorSilva, Rosa Amélia Pereira da-
dc.date.accessioned2014-12-10T12:37:55Z-
dc.date.available2014-12-10T12:37:55Z-
dc.date.issued2014-12-10-
dc.date.submitted2014-08-03-
dc.identifier.citationSILVA, Rosa Amélia Pereira da. Nesta água que não para: leitura de João Guimarães Rosa no Vale do Urucuia. 2014. 282 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17304-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2014.en
dc.description.abstractA atividade de ler o mundo é imprescindível para a atuação do ser humano em sociedade. Aplicada a contextos sociais específicos, a leitura da palavra escrita é necessária à ampliação das leituras de mundo. Ler literatura é recurso que contribui para a transformação do sujeito-leitor e de seu mundo. A partir do confronto entre essas premissas e a constatação de que não há recepção da obra de João Guimarães Rosa no Vale do Urucuia, originou-se o problema desta pesquisa: não se lê a obra do Autor, apesar de ele ser vulto importante na região, por ter explorado em sua obra a paisagem e os valores urucuianos e por se constituir um importante ator nas relações sociais do Vale. A partir disso, buscamos demonstrar que ler João Guimarães Rosa, na educação básica, é possível. Embasados na dialogia bakhtiniana, na teoria do efeito estético iseriana e no letramento literário, propusemos um projeto de intervenção, cuja metodologia, centrada na pesquisa-ação, demonstra estratégias de leitura dos textos rosianos para as escolas de educação básica situadas na região. Dessa forma, objetivamos desmistificar a ideia de que os textos do Autor são difíceis e herméticos; evidenciar que os leitores no vale do Urucuia se reconhecem nos textos, identificam a paisagem local explorada nas obras. Visamos também despertar nos leitores o sentimento de pertencimento e a necessidade de assunção cultural por meio da valorização da identidade urucuiana a partir da leitura da obra de JGR. Nesse processo, destacamos o papel fundamental do professor, na posição de mediador de estratégias de leitura, sobretudo quando elas constituem eventos dialógicos que devem ser planejados e flexibilizados considerando o público que lê e o texto a ser lido. A proposta aponta para uma concepção de leitura necessária e uma práxis decisiva para formação de leitores autônomos, que contribuem para o alargamento da visão do urucuiano acerca de si mesmo e acerca da obra de João Guimarães Rosa. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe Reading activity of world is indispensable for the performance of human being in society. Applied to specific social contexts, reading the written word is necessary for the expansion of world peruse. Read literature is a fundamental resource that contributes to allow the subject-reader to transform himself and to transform the world. This research explored the importance of literature in people’s life contrasting with the absence of reading in schools activities, specifically reading works of João Guimarães Rosa. The problem is that people, located in the Urucuia Valley do not read books of this author despite he be an important figure in this region, plays a main role in the social relations of this community and describes values and landscapes of Urucuia Valley in his books. This study tries to demonstrate that it is possible and important to read João Guimarães Rosa in secondary schools of this region. Based on Bathkin’s dialogy, as well as on Iserian aesthetical effect theory and literary literacy, an intervention project is proposed using Research–Action methodology suggesting reading strategies for schools located on that region. The aim was to demystify the belief that this author’s texts are hermetic and difficult to students. We looked for moments when the readers of Urucuia Valley recognized themselves and local landscapes described in texts of João Guimarães Rosa, raising their feeling of belonging and identity as citizen of Urucuia Valley.We highlighted the fundamental role of the teacher, mediator of reading strategies when it is constituted of dialogic events that should be planned and adapted, considering the reader and the text to be read. This research pointed to a necessary concept of reading and a decisive praxis for training autonomous readers, contributing to broaden the view of citizens of Urucuia about themselves and the work of João Guimarães Rosa.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleNesta água que não para : leitura de João Guimarães Rosa no Vale do Urucuiaen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordRosa, João Guimarães, 1908-1967 - crítica e interpretaçãoen
dc.subject.keywordVale do Rio Urucuiaen
dc.subject.keywordLiteraturaen
dc.subject.keywordLetramento literárioen
dc.subject.keywordLeitura - educaçãoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.