http://repositorio.unb.br/handle/10482/17321
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_EdsonMartinsFerreira.pdf | 4,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Análise da abrangência da matriz de referência do ENEM com relação às habilidades nos itens de matemática aplicados de 2009 a 2013 |
Autor(es): | Ferreira, Edson Martins |
Orientador(es): | Rabelo, Mauro Luiz |
Assunto: | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) Avaliação educacional Matemática (Ensino médio) Matemática - estudo e ensino - avaliação |
Data de publicação: | 11-Dez-2014 |
Data de defesa: | 1-Jul-2014 |
Referência: | FERREIRA, Edson Martins. Análise da abrangência da matriz de referência do ENEM com relação às habilidades nos itens de matemática aplicados de 2009 a 2013. 2014. 63 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente desde 1998 aos concluintes e egressos do ensino médio, que permite ao indivíduo fazer uma autoavaliação do aprendizado adquirido por ele durante sua educação básica e das suas expectativas em relação à continuidade de seus estudos, além de auxiliar o governo na elaboração de políticas educacionais de melhoria da qualidade da educação no país. A partir de 2009 foram agregadas novas funcionalidades ao exame, ampliando sobremaneira seu caráter de processo seletivo para acesso às instituições de educação superior. Hoje, quase a totalidade das instituições federais de ensino superior utilizam as notas obtidas pelos estudantes no ENEM como critério de seleção de ingresso em seus cursos de graduação. O exame passou a ser a avaliação de maior impacto e interesse da sociedade brasileira. Nesse cenário, este trabalho contribui com uma reflexão acerca da abrangência da Matriz de Referência do ENEM com relação às habilidades avaliadas nos itens de matemática aplicados nas provas de 2009 a 2013. Os questionamentos a serem respondidos incluem: Em que medida a avaliação está coerente com o propósito estabelecido na matriz? Qual a abrangência dos itens aplicados no que diz respeito às competências de área e às habilidades estabelecidas na matriz? De que maneira a distribuição dos itens por competência de área está relacionada com a distribuição dos campos de conhecimento matemático tradicionalmente presentes nos livros didáticos? A metodologia utilizada no trabalho englobou análise documental, de dados e de conteúdo. O estudo evidenciou, após análise criteriosa dos itens que compõem os exames aplicados de 2009 a 2013, que as competências e habilidades estão bem distribuídas, cumprindo adequadamente o que está estabelecido na Matriz de Referência. O fato de a prova ser de múltipla escolha faz com que algumas habilidades sejam avaliadas na perspectiva da escolha pelos estudantes do argumento que justifica o desafio proposto na situação-problema apresentada, e não na perspectiva da construção de argumentos, conforme sugerem essas habilidades. Acredita-se que essas capacidades seriam melhor avaliadas em questões abertas, o que se torna muito complexo em um processo de larga escala como esse exame. A análise documental de uma coleção de livros didáticos recomendada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) sinalizou que a distribuição feita na obra para os campos de conhecimento matemático não está em sintonia com a ênfase dada nas provas do ENEM, pois, enquanto a coleção valoriza mais a parte algébrica, o exame foca mais os conteúdos geométricos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The National High School Exam (ENEM) is an individual and not mandatory assessment examination. It has been given annually since 1998 to graduates from highschool. It allows the applicants to measure the knowledge acquired by them during their basic education learning and their expectations for the continuation of their studies, besides assisting the government in developing educational policies to improve the quality of education in the country. Starting in 2009 new features were added to the examination, expanding it to a selection process for access to higher education institutions. Nowadays almost all the federal institutions of higher education use the grades obtained by students in ENEM as a selection criterion for admission to their college degree. The exam has become the greatest university entry exam of the Brazilian society. In this scenario, this work contributes to a reflection on the scope of the ENEM Reference Matrix regarding the abilities assessed in math items applied in the tests from 2009 to 2013. The questions to be answered include: the evaluation is consistent with the purposes established in the Reference Matrix? What is the scope of the items applied with regard to the skills area and skills established in the Reference Matrix? How does the distribution of items by competency area relate to the distribution of the area of mathematical knowledge traditionally found in textbooks? The methodology used in this work comprised documentary, data and content analysis. The study showed that the competencies and abilities are well distributed in the tests applied from 2009 to 2013, fulfilling adequately what is established in the Reference Matrix. This multiple choice test makes some abilities be evaluated from the perspective of choice of the argument. It justifies the proposed problem situation presented in the challenge itself, but not from the perspective of constructing arguments, as suggested by these abilities. It is believed that these skills would be best evaluated in open questions, which becomes very complex in a large-scale process such this examination. The documental analysis of a collection of textbooks recommended by the National Textbook Program (PNLD) indicated that the distribution made in the textbooks in the area of mathematical knowledge is not in line with the emphasis given in the ENEM because, while the collection values over the algebraic part, the exam focuses more geometric content. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2014. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.