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dc.contributor.advisorVenturelli, Suzete-
dc.contributor.authorSalles, Beatriz de Freitas-
dc.date.accessioned2014-12-15T14:39:41Z-
dc.date.available2014-12-15T14:39:41Z-
dc.date.issued2014-12-15-
dc.date.submitted2014-10-06-
dc.identifier.citationSALLES, Beatriz de Freitas. Rede social com música, arte e tecnologia. 2014. 171 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17367-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014.en
dc.description.abstractNo mundo atual, coloca-se premente a necessidade de repensarmos as formas de aprendizagem. Como serão no futuro os modelos educacionais para o aprendizado de música na era digital? Precisamos compreender o aprender a apreender frente aos novos desafios trazidos com as tecnologias. É nossa convicção que para desenvolver sistemas interativos musicais faz-se necessário o uso de uma perspectiva não só multidisciplinar, como também transdisciplinar, que estabeleça uma integração sistemática e correspondências explícitas entre uma variedade de teorias, modelos, técnicas e ferramentas das áreas de Computação Musical, Educação Musical, Interação Humano-computador e Inteligência Artificial, dentre outros. Partindo desta premissa levantamos as seguintes questões: que tipo de software e hardware, dispositivos eletrônicos, convencionais ou não convencionais de interação podem contribuir para a sensibilização de crianças e jovens no aprendizado da arte e, em especial, da musica? O ambiente lúdico – jogo, vídeos tutoriais e outros - é importante na questão da apreensão de conteúdos específicos? Estas questões surgem a partir da volta da obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, bem como de minha experiência pedagógica para o ensino de teclado em grupo para crianças mediado pelas tecnologias. O produto objeto desta tese, no caso a rede social #musicanaescola é artístico, dinâmico e pretende contribuir para a construção de uma solução tecnológica baseada na teoria de Ecossistemas Digitais, onde os saberes, os fazeres, os processos e as práticas do fazer musical nas escolas possam emergir de seus contextos locais para contextos globais.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleRede social com música, arte e tecnologiaen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordRedes sociaisen
dc.subject.keywordArte e tecnologiaen
dc.subject.keywordMúsica e tecnologia - métodos de ensinoen
dc.subject.keywordRecursos de informaçãoen
dc.subject.keywordSistemas de computação interativosen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2014.10.T.17367-
dc.description.abstract1Nowadays, arises an urgent need to rethink about the different ways of learning. How will be the educational models for learning in the digital age? We need to understand the way to learn with the new challenges brought by the technologies. It is our belief that to develop interactive musical systems it is necessary to have not only a multidisciplinary approach but also interdisciplinary, to establish a systematic integration and explicit correspondences between a variety of theories, models, techniques and tools from different areas, such as computer and music, music and education, interaction between human and computer and Artificial Intelligence. On this assumptions raise the following questions: what kind of software and hardware, electronic devices, conventional or unconventional interaction may contribute to the awareness of children and young people in learning the art and especially music? The game, video tutorials and playful environment are important in the matter of the seizure of specific content? This work appears with the obligation to have music at schools, as well as my own pedagogical experience in teaching keyboard in a group of children and working with technologies as resources. Therefore, the object of this thesis is the Social Network musicanaescola. It is artistic, interactive and dynamic, which aims to contribute based on the theory of Digital Ecosystem, where knowledge assist the musical development of elementary education students, expanding from their local contexts for global contexts.-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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