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Título: Percepções de estudantes de licenciatura em Ciências Naturais sobre uma unidade didática acerca da humanização das ciências com base nos estudos de Gregor Mendel sobre a hereditariedade
Autor(es): Melo, Juliana Ricarda de
Orientador(es): Ferreira, Louise Brandes Moura
Assunto: Didática
Mendel - hereditariedade
Ciências - estudo e ensino
Humanização
Data de publicação: 29-Dez-2014
Referência: MELO, Juliana Ricarda de. Percepções de estudantes de licenciatura em Ciências Naturais sobre uma unidade didática acerca da humanização das ciências com base nos estudos de Gregor Mendel sobre a hereditariedade. 2013. 154 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Com o objetivo de verificar as percepções de licenciandos em Ciências Naturais sobre uma unidade didática acerca da humanização da ciência e da imagem de cientista dentro do estudo sobre hereditariedade desenvolvido por Mendel, fez-se uma pesquisa de caráter qualitativo, com utilização de múltiplas ferramentas de coleta de dados, tais como entrevistas, questionários, notas descritivas, diário de bordo e atividades escritas em sala de aula. Os estudantes realizaram leituras e discussões sobre um diálogo modelado no Programa de Filosofia para Crianças e intitulado O monge que plantava ervilhas. Entre os pontos destacados nos resultados estão as percepções dos futuros professores sobre a humanização da ciência e a concepção de cientista, a estrutura física da unidade didática e sua aplicabilidade no ensino de ciências. A unidade foi avaliada de forma positiva, com destaque para a linguagem simples, sendo considerada aplicável no contexto escolar. Por fim, conclui-se que os princípios do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman podem ser aplicados na busca de novos recursos didáticos no ensino de ciências, principalmente se relacionados à tentativa de que os estudantes tenham um ensino mais reflexivo, voltado para o pensar crítico. Na unidade didática trabalhada, houve o esforço de aliar tais princípios com o ensino de ciências e, de acordo com os resultados obtidos, tal objetivo foi alcançado ao se tratar de humanização da ciência e Primeira lei de Mendel.
Abstract: This work was a qualitative study aimed at investigating the perceptions of a group (n=4) of undergraduates enrolled at a Science teachers’ program about a teaching unit. The unit covers the humanization of science and the image of scientist concerning the work of Gregor Mendel. It was composed by a Philosophy for Children modeled science story named The monk who planted peas and an accompanying teachers’ manual. The story was read by the participants and classroom dialogue followed each chapter. Data collection tools were used such as interviews, questionnaires, descriptive logs, the researcher’s logs and materials produced by the participants during the course to assess their perceptions. The participants found the unit useful, especially regarding how language was used to help in understanding difficult concepts. The results indicate that Philosophy for Children modeled materials can be applied to science teaching, especially if one is concerned with teaching for critical thinking.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.11.D.17445
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