Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17541
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PlanejamentoEstrategicodeBibliotecaPublicas.pdf187,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Planejamento estratégico de bibliotecas públicas no Brasil : histórico, crise e perspectivas
Outros títulos: Strategic Planning for Public Library in Brazil : historias, crisis and perspective
Autor(es): Tarapanoff, Kira
Suaiden, Emir José
Assunto: Planejamento estratégico
Bibliotecas públicas
Bibliotecas - planejamento
Bibliotecas públicas - gestão
Bibliotecas e sociedade
Data de publicação: 1995
Editora: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF) com a colaboração do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados da Universidade de Brasília (CID/UNB) a partir de 1995.
Referência: TARAPANOFF, Kira; SUAIDEN, Emir. Planejamento estratégico de bibliotecas públicas no Brasil: histórico, crise e perspectivas. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 19, n. 2, p. 137-165, jul./dez. 1995. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000004656&dd1=4e189>. Acesso em 20 jan. 2015.
Resumo: Traça a história do planejamento de bibliotecas públicas no Brasil. Adota a abordagem sócio-técnica para analisar o planejamento de bibliotecas públicas em nível macro, o planejamento para o desenvolvimento de bibliotecas públicas para o País como um todo, e por longo período de tempo. Relata a experiência de planejamento de bibliotecas públicas no Brasil e conclui que o seu planejamento esteve sempre a cargo do Instituto Nacional do Livro, que a sua principal função social foi educativa, e que o momento presente, de transição, exige algumas definições fundamentais quanto às funções (sociais) que a biblioteca pública deve assumir. Sugere quais devem ser estas funções, bem como quais devem ser os seus objetivos administrativos. Sugere também quais as estratégias que podem ser adotadas pela biblioteca pública para tornar viáveis as ações na comunidade em que atua. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Traces back the history of public library planning in Brazil. Gives a sociotechnical approach, studying the public library under a macro planning perspective, a long range planning approach for the development of public libraries for a country as a whole. Reports the Brazilian experience on public library planning and concludes that public library planning in Brazil has always been done by the National Institute for the Book (Instituto Nacional do Livro), that its main social function was educational, and that the present moment of crisis demands definitions regarding which social functions the public library must fulfil. Sugests these functions as well as which must be its administrative objectives, and the strategies to be taken to make viable the actions of the public library within the comunity where it acts.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: A edição do artigo foi feito em colaboração com Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados da Universidade de Brasília (CID/UNB), que atualmente possui o título de Faculdade de Ciência da Informação/ UnB.
Licença: Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.