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Título: Incorporção do saber de parteiras e benzedeiras às práticas de saúde
Outros títulos: Incorporation of knowledge of midwives and faith healers in health practices
Autor(es): Borges, Moema da Silva
Assunto: Cuidados médicos
Sociologia do conhecimento
Parteiras
Benzedor
Data de publicação: 2008
Referência: BORGES, Moema Silva. Incorporção do saber de parteiras e benzedeiras às práticas de saúde. Comunicação em Ciências da Saúde, Brasília, v. 19, n. 04, p. 323-332. Disponível em: <http://www.fepecs.edu.br/revista/Vol19_4art05.pdf>. Acesso em: 22 set. 2009.
Resumo: Introdução: O presente artigo discute os resultados de uma pesquisa que visou explicitar a base epistemológica que ancora o cuidado das parteiras e benzedeiras, à luz da teoria crítica pós-moderna de oposição, de Boaventura de Sousa Santos. Para melhor compreensão do assunto, apresenta-se uma breve revisão acerca do pensamento do autor, da sociologia das ausências, da sociologia das Emergências e do trabalho de tradução. Método: A pesquisa de campo foi viabilizada por meio de estudo exploratório de abordagem qualitativa realizado no Distrito Federal e região de entorno. Utilizou-se a técnica de entrevista guiada com roteiro semiestruturado. Resultados: A apresentação dos resultados da pesquisa visa credibilizar o saber/fazer dos sujeitos do estudo como uma contribuição ao estudo das monoculturas do saber e do tempo. Conclusão: Considera-se que a diversidade e flexibilidade epistemológica no campo da saúde podem ampliar as redes de cuidado, favorecendo uma epistemologia de conhecimento solidário. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Introduction: The aim of this work is to present the epistemological basis that anchors the care of midwives and faith healers, in light of Boaventura de Sousa Santos’s post-modern theory of opposition. In order to provide a better understanding of the subject, we present a brief revision of the Sociology of Absences, the Sociology of Emergencies and the Work of Translation. Method: The field research was conducted through a qualitative exploratory study carried out in Distrito Federal – DF and Entorno (‘outskirts’)of DF. It was done by means of a semi-structured interview whose objective was to answer, above all, the following question: What is the epistemological basis that anchors the care of midwives and faith healers? Results: The present article discusses the results of the research and aims to make credible the knowing/doing of the study subjects as a contribution to the study of the monocultures of time and of knowledge. Conclusions: We conclude that the diversity and the epistemological flexibility in the field of health care can extend the nets of care by means of knowledge solidarity.
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