Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17702
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_IgorD’AvilaBaseggio.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTeixeira, Carla Costa-
dc.contributor.authorBaseggio, Igor D´Ávila-
dc.date.accessioned2015-02-13T14:14:49Z-
dc.date.available2015-02-13T14:14:49Z-
dc.date.issued2015-02-13-
dc.date.submitted2014-11-03-
dc.identifier.citationBASEGGIO, Igor D´Ávila. UNISUS: do projeto político à política do processo. 2014. 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17702-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2014.en
dc.description.abstractEsta dissertação é resultado de trabalho etnográfico realizado em torno de um processo de transformação institucional na Escola Superior de Ciências da Saúde, ESCS, que seria transformada na chamada Universidade de Ciências da Saúde do Distrito Federal, UNISUS, a primeira universidade distrital especializada em ciências da saúde em Brasília. Com metodologia pedagógica diferente dos modelos disciplinares de ensino em medicina e com a realização de atividades pedagógicas nas unidades assistenciais do próprio sistema público de saúde local, a instituição parecia desafiar os modelos de gestão dos processos pedagógicos e de gestão política do ensino em saúde no contexto do Estado. Mapeou-se a arena política local na qual interagiram os atores institucionais envolvidos com o processo abordado e destacou-se conflitos e controvérsias em torno do Projeto UNISUS no contexto da participação social e no controle social da saúde pública no Distrito Federal. Ao longo da dissertação, explora-se as profundidades históricas, institucionais, pedagógicas e políticas atuantes no processo abordado, refletindo-se analiticamente sobre os mecanismos da democracia participativa na gestão da saúde pública, sobre a implementação de modelos diferentes de gestão pedagógica e administrativa e sobre a gestão ideológica dos processos institucionais, e atreladas à um processo institucional que se mostrou como expressão da transformação do ensino em medicina em um contexto mais amplo.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleUNISUS : do projeto político à política do processoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordMédicosen
dc.subject.keywordMedicina - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordPolítica públicaen
dc.subject.keywordEscola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) - Distrito Federal (Brasil)en
dc.subject.keywordUniversidade de Ciências da Saúde do Distrito Federal (UNISUS) - projetoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2014.11.D.17702-
dc.description.abstract1This dissertation results from an ethnographic fieldwork made around a process of institutional transformation at the Superior Health Sciences School, ESCS, which would be transformed in the University of Health Sciences of Distrito Federal, UNISUS, the first district university specialized in health sciences in Brasilia. Having a pedagogical approach different from the usual disciplinary models of medical training, and holding educational activities in the facilities of the local public health system, this institution seemed to challenge the pedagogical models and the political management of medical training in the context of the State. The local political arena was mapped. Therein, the institutional actors involved with the analyzed process interact, arousing controversies around UNISUS Project in the context of democratic representativeness and social control of public health in Distrito Federal. Throughout the study, historical, institutional, pedagogical and political depths are explored while it encourages a reflection on the mechanisms of democratic participation in public health management; on the ideological management; and on the implementation of different models of pedagogical management process, related to an institutional process which was an expression of the transformation of medical teaching in a broader context.-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Antropologia (ICS DAN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/17702/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.