http://repositorio.unb.br/handle/10482/17751
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EVENTO_OUsoDeTécnicasDePesquisaParticipatória.pdf | 471,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O uso de técnicas de pesquisa participatória na comunicação da informação em comunidades para desenvolvimento de habilidades de letramento informacional : um estudo comparativo dos resultados das intervenções piloto e principal. |
Autor(es): | Tavares, Rosemeire Barbosa Costa, Sely Maria de Souza |
Assunto: | Comunicação da informação Letramento informacional |
Data de publicação: | 2012 |
Referência: | TAVARES, Rosemeire Barbosa; COSTA, Sely Maria de Souza. O uso de técnicas de pesquisa participatória na comunicação da informação em comunidades para desenvolvimento de habilidades de letramento informacional: um estudo comparativo dos resultados das intervenções piloto e principal. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2012. |
Resumo: | Este artigo compara os resultados de uma pesquisa qualitativa conduzida em uma
comunidade localizada na cidade satélite da Candangolândia, em Brasília/DF, Brasil, com foco no processo de comunicação multidirecional e interativa. Duas intervenções foram feitas, a primeira como estudo piloto, com o objetivo de testar os métodos e procedimentos de pesquisa e a segunda, como a investigação propriamente dita. Adotou-se a premissa de que letramento informacional conjugado a trabalho colaborativo contribui para habilitar os membros de uma comunidade a desenvolverem um maior senso de cidadania. O estudo teve como fundamentação teórica conhecimentos trazidos da antropologia, sociologia e, principalmente da Ciência da informação, discutidos dentro da erspectiva teórica de pensamento crítico e da abordagem epistemológica interpretativista ou subjetivista. Participatory Research and Action (PRA) foi a metodologia utilizada para coleta de dados e a análise foi feita por transcrição e codificação dos dados, tendo como parâmetro os princípios da teoria fundamentada. Foram realizadas vinte e cinco atividades, iniciando com apresentação pessoal de cada participante e a seleção de um problema social a ser estudado. O trabalho foi finalizado com a construção de um conjunto de sugestões voltadas para a solução do problema selecionado. Tais atividades foram realizadas durante seis reuniões, nas quais uma variedade de técnicas para coleta de dados foram aplicadas como, por exemplo, brainstorm, discussões em grupo, jogos, questionários, entrevistas e apresentações. Ao comparar os resultados obtidos nas duas intervenções, foi possível observar que os participantes desenvolveram e melhoraram suas habilidades de letramento informacional, ao identificar, categorizar, classificar, acessar e usar informações e, ainda, ao aperfeiçoar suas
habilidades relacionadas à solução de problemas de forma colaborativa, dentro de um processo de construção crítico e coletivo, pautado em negociação e consenso. Tudo isso serviu para ampliar a noção de cidadania dos participantes. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper compares findings of a qualitative research carried out in a community located in Candangolândia, Brasília/DF, Brazil, focusing on a multidirectional and interactive communication process. Two interventions were performed. The first, as a pilot study, aimed at testing the method and procedures of gathering research data. The second, as the major study, aimed to the investigation itself. The assumption was that information literacy in conjunction with collaborative work can be helpful for participants to develop a heightened sense of citizenship. This study had, as its theoretical background, knowledge bring from Sociology, Anthropology and, mainly, Information Science, discussed within the critical thinking perspective and the interpretativism epistemology approach. Participatory Research and Action (PRA) was the methodology adopted to gather data. The analysis was performed by means of transcription and coding, using rounded theory principles. A total of twenty five activities were implemented. They began with people introduction to each other and the choice of a social problem to be studied. It ended with the building of a set of suggestions to the solution of the selected social problem. These activities were performed during six meetings through which a number of techniques such as brainstorm, workgroups, games, interviews, questionnaires and presentations were applied. The comparative findings of the pilot and the major study showed that participants developed and improved their information literacy abilities, especially when they could identify, categorize, classify, access and use information. Additionally, they improved their abilities to work in a collaborative way, within a critical and collective building process, based in negotiation and consensus. Ultimately, these actions have proved to be helpful for participants to develop a heightened sense of citizenship. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Licença: | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UnB pelo autor, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons