Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17816
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SalatielRibeiroGomes.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Jaime de-
dc.contributor.authorGomes, Salatiel Ribeiro-
dc.date.accessioned2015-03-20T18:48:23Z-
dc.date.available2015-03-20T18:48:23Z-
dc.date.issued2015-03-20-
dc.date.submitted2014-12-17-
dc.identifier.citationGOMES, Salatiel Ribeiro. Cinema e história, comoção e melancolia: memórias da última ditadura militar no cinema argentino (1985-2011). 2014. 261 f., il. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17816-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2014.en
dc.description.abstractNesta tese, lançamos mão da cinematografia argentina que se desenvolve a partir da abertura democrática, e investigamos seu comportamento discursivo no interior dos embates (em torno das memórias da repressão militar e suas sequelas) que têm feito do passado o objeto de um insolúvel litígio. Na persecução desse intento, fazemos uso de categorias tomadas da crítica literária, da filosofia, da psicologia social e da psicanálise para perscrutar nos filmes as distintas memórias que se confrontam, e para compreender o modo como articulam o passado em diferentes conjunturas, bem como as urgências às quais respondiam e as forças que neles se exprimem.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleCinema e história, comoção e melancolia : memórias da última ditadura militar no cinema argentino (1985-2011)en
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordCinema - Argentina - históriaen
dc.subject.keywordCinema - aspectos sociais - Argentinaen
dc.subject.keywordArgentina - históriaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2014.12.T.17816-
dc.description.abstract1In this thesis, we use Argentina’s cinematography developed since the democratic opening, and investigate its discursive behavior behind the debates (over the memories of military repression and its sequels) which have made the past the object of an insoluble dispute. We make use of categories taken from literary criticism, philosophy, social psychology and psychoanalysis to scrutinize distinct and confronting memories in films, and to understand the way they articulate the past in different contexts, as well as the urgent demands they responded to and the forces expressed in them.-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.