Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Melo, Raquel Maria de | - |
dc.contributor.author | Lira, Paulo Henrique Alves | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-10T12:28:40Z | - |
dc.date.available | 2015-04-10T12:28:40Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2014-11-13 | - |
dc.identifier.citation | LIRA, Paulo Henrique Alves. Classes de equivalência e repertório recombinativo: efeito do tipo de representação de
estímulos musicais táteis com crianças sem e com deficiência visual. 2014. x, 76 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.identifier.uri | repositorio.unb.br/handle/10482/17865 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2014. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo investigou o efeito do tipo de representação musical tátil (Braille ou Cifra) sobre a aprendizagem de leitura musical, com crianças com e sem deficiência visual. Foram utilizados como estímulos: sons de sequências de notas (A), representação tátil dos sons em
Braille ou Cifra (B), e representações das notas em teclado tátil (C). Seis crianças
participaram de duas fases experimentais, compostas por treinos de discriminações
condicionais intercalados por testes. Metade dos participantes realizou a Condição Braille e a outra metade, a Condição Cifra. As fases eram semelhantes para as duas condições. Na Fase 1, eram ensinadas duas relações AC e duas BC e na Fase 2 eram ensinadas quatro relações
AC e quatro BC. Após os Treinos AC e BC, eram realizados Treinos Mistos (CRF e VR). Ao final de cada uma das fases era avaliada a emergência de novas relações com estímulos de treino e com estímulos que recombinavam as notas dos estímulos treinados, e o desempenho de tocar teclado diante dos estímulos dos conjuntos A, B e C. Para as condições Braille e Cifra, foi verificado aumento na precisão dos desempenhos nos testes de seleção de relações arbitrárias com estímulos de treino e baixo desempenho recombinativo. Formação de classes de equivalência ocorreu para apenas um participante (Condição Cifra) e para outros dois
(Condição Braille) ocorreu emergência de relações de simetria com estímulos de treino. Para três participantes ocorreu transferência de função da resposta de Seleção para a de Tocar Teclado, principalmente com estímulos do Conjunto C (teclado tátil), com aumento da
porcentagem de acerto do Pré-Teste para os pós-testes. O estudo contribuiu para a
investigação de variáveis que afetam a leitura musical, com estímulos táteis, com
participantes com e sem deficiência visual. Entretanto, os dados sugerem a necessidade de refinamento dos procedimentos utilizados, o aprimoramento dos estímulos táteis e a utilização
de sequências de notas distintas, pelo menos na fase inicial dos Treinos AC. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Classes de equivalência e repertório recombinativo : efeito do tipo de representação de estímulos musicais táteis com crianças sem e com deficiência visual | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Música - leitura | en |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | en |
dc.subject.keyword | Representação musical | en |
dc.subject.keyword | Deficiência visual | en |
dc.subject.keyword | Música - crianças | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2014.11.D.17865 | - |
dc.description.abstract1 | The study investigated the effect of the type of tactile musical representation (Braille or Letter notation) on learning music reading with children both with and without visual impairment. The stimuli used were: sounds of note sequences (A), tactile representation of the sound in
Braille or Letter notation (B), and representation of the notes in a tactile keyboard (C). Six children participated of two experimental phases that trained conditional discriminations and
presented tests. Half of the participants went through the Braille Condition and the other half through the Letter Condition. Phases were similar for both conditions. In Phase 1, two AC and two BC relations were taught and, in Phase 2, four AC and four BC relations were taught. After AC and BC Training, there was Mixed Training (CRF and VR). At the end of each phase the emergence of new relations with trained stimuli and stimuli that recombined notes
from the trained stimuli was evaluated, as well as performance in a task that involved playing a keyboard when stimuli from sets A, B and C were presented. For both Braille and Letter conditions an emergence of precise performance in selection tests of arbitrary relations was
verified with trained stimulus, but recombination performance was poor. Only one participant formed equivalence classes (Letter Condition) and, for two others, (Braille Condition) only symmetry relations emerged with trained stimuli. Transfer of function of the selection to the keyboard playing response occurred for three participants, especially with stimuli from set C (tactile keyboard), with an increase of correct responses from the Pretest to the posttests. This
study has contributed to the investigation of variables that affect music reading with tactile stimuli with participants with and without visual impairment. However, data suggests a need for refining the used procedures, improving tactile stimuli and using sequences of different
notes, at least in the initial phase of AC Training. | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|