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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares Neto, Joaquim José-
dc.contributor.authorTeixeira, Raíssa Ferreira-
dc.date.accessioned2015-04-16T20:20:57Z-
dc.date.available2015-04-16T20:20:57Z-
dc.date.issued2015-04-16-
dc.date.submitted2015-01-15-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Raíssa Ferreira. Avaliação do ambiente escolar para o ensino e prática da educação física no ensino fundamental. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urirepositorio.unb.br/handle/10482/17913-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2015.en
dc.description.abstractA educação física escolar brasileira tem como principal desígnio contribuir para o desenvolvimento humano das crianças, fortalecendo a sua cidadania, auxiliando a aprendizagem de outros conteúdos e universalizando o acesso ao esporte na sua dimensão cultural. Nesse contexto, para que os conteúdos da educação física sejam integralmente explorados pelos professores e para que a experiência da educação física possa ser apreendida de maneira positiva pelos alunos é preciso que haja condições materiais e de infraestrutura adequadas, as quais convencionou-se, no presente trabalho, chamar ambiente escolar para o ensino e prática da educação física. A proposta do presente trabalho consiste na estruturação de um instrumento de medida para a avaliação do ambiente escolar para o ensino e prática da educação física, tomando como referencial os conteúdos recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física. A construção do instrumento de medida detém-se aos procedimentos teóricos cujas diretrizes metodológicas envolvem a revisão de literatura, sistematização teórica e sua respectiva operacionalização em itens do questionário. Posteriormente, o referido instrumento é submetido à análise de especialistas visando a sua validação semântica e teórica.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAvaliação do ambiente escolar para o ensino e prática da educação física no ensino fundamentalen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEducação física escolaren
dc.subject.keywordEducação física (Ensino fundamental)en
dc.subject.keywordEducação física - ambiente escolar - avaliaçãoen
dc.subject.keywordEducação físicaen
dc.subject.keywordEscolas - avaliaçãoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.01.15.D.17913-
dc.description.abstract1The Brazilian school physical education has as main purpose to contribute to the human development of children, strengthening their citizenship, aiding the learning of other content and universalizing access to sport in its cultural dimension. In this context, so that the contents of physical education are fully exploited by teachers and that the experience of physical education can be perceived positively by the students there must be material and adequate infrastructure conditions, which conventionally is in the present work, call the school environment for teaching and physical education. The purpose of this work is to propone a measuring instrument for the assessment of school environment for the teaching and practice of physical education, taking as reference the content recommended by the National Curriculum Standards for Physical Education. The construction of the measuring instrument dwells the theoretical procedures whose methodological guidelines involve literature review, theoretical systematization and their respective operation in the questionnaire items. Later, this instrument is subjected to expert analysis with a view to its semantic and theoretical validation.-
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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