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Título: O papel da vitamina C na ansiedade e memória em dois estudos : na cognição em humanos escolarizados e no comportamento de animais crescidos em ambiente enriquecido
Autor(es): Oliveira, Ivaldo Jesus Lima de
Orientador(es): Silva, Sérgio Leme da
Assunto: Vitamina C
Estudantes - ensino médio
Vitamina C - ansiedade
Vitamina C - memória
Testes neuropsicológicos
Data de publicação: 17-Abr-2015
Referência: OLIVEIRA, Ivaldo Jesus Lima de. O papel da vitamina C na ansiedade e memória em dois estudos: na cognição em humanos escolarizados e no comportamento de animais crescidos em ambiente enriquecido. 2014. 220 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A vitamina C (ácido ascórbico) é um antioxidante que está envolvido na ansiedade, memória, estresse, fadiga, depressão e estado de humor. O estresse oxidativo pode desencadear distúrbios neuropsicológicos e os antioxidantes desempenham um importante papel terapêutico e beneficiam funções cognitivas relacionadas ao processo de envelhecimento. O enriquecimento ambiental promove bem-estar em animais e reduz níveis de ansiedade e déficits de memória. Neste contexto, surge a hipótese que a suplementação de vitamina C poderia influenciar a cognição e potencializar os efeitos comportamentais em animais crescidos em ambiente enriquecido. Adicionalmente, poucos estudos avaliaram a consequência dos efeitos da suplementação de vitamina C sobre a ansiedade e memória em humanos escolarizados, bem como a potencialização de efeitos do enriquecimento ambiental em animais envelhecidos. Assim, dois estudos foram conduzidos. O primeiro examinou os efeitos da suplementação da vitamina C em 42 estudantes do ensino médio, um estudo randomizado, duplo cego, controlado por placebo. Os estudantes foram suplementados com vitamina C (500 mg/dia) ou placebo. As concentrações plasmáticas de vitamina C e a pressão arterial foram medidas antes da intervenção e um dia depois da intervenção e os testes neuropsicológicos de ansiedade e memória foram conduzidos a cada estudante antes e depois de 14 dias de suplementação. Os resultados demonstraram que a vitamina C reduziu os níveis de ansiedade (p ˂ 0,01) e conduziu a um aumento da concentração plasmática de vitamina C comparada ao placebo (p ˂ 0,001). As médias das frequências cardíacas foram significativamente diferentes entre o grupo vitamina C e o grupo placebo (p ˂ 0,05). Ademais, a vitamina C aumentou o escore nas tarefas de cópia (p ˂ 0,05) e reprodução de memória (p ˂ 0,001) das Figuras Complexas de Rey; na memória lógica I (p ˂ 0,001) e memória lógica II (p ˂ 0,001) e na repetição de dígitos indiretos (p ˂ 0,05) da Escala de Memória Weschler, após a intervenção. O segundo estudo investigou os efeitos da vitamina C combinada com um ambiente enriquecido em ratos de meia-idade (14 meses de idade). A metade dos animais foi alojada pós-desmame até 13 meses em um ambiente enriquecido, enquanto a outra metade foi mantida em ambiente padrão. Os animais receberam administração de salina (controle) ou vitamina C (100 mg/kg) 1 hora antes dos testes comportamentais: labirinto em cruz elevado e labirinto aquático de Morris. A vitamina C reduziu a ansiedade (p ˂ 0,001) e melhorou a memória de referência espacial em relação ao controle (p ˂ 0,001). O enriquecimento ambiental aumentou a porcentagem de tempo gasto nos braços abertos (p ˂ 0,05) e melhorou a memória espacial de retenção comparado com o ambiente padrão (p ˂ 0,01). O enriquecimento ambiental potencializou o efeito ansiolítico da vitamina C. Estes achados não somente fornecem evidências de que a vitamina C desempenha um importante papel terapêutico sobre estes processos cognitivos em humanos e animais, mas também aponta para o possível uso de antioxidantes na prevenção ou redução dos níveis de ansiedade e déficits de memória. Finalmente, sugere-se que uma dieta rica em vitamina C pode ser um coadjuvante ao tratamento medicinal e psicológico na melhora da ansiedade e memória, bem como um benefício potencial do enriquecimento ambiental sobre o declínio cognitivo relacionado ao processo natural de envelhecimento.
Abstract: Vitamin C (ascorbic acid) is an antioxidant that is involved in anxiety, memory, stress, fatigue, depression, and mood state. Oxidative stress can trigger neuropsychological disorders and antioxidants play an important therapeutic role and benefit cognitive functions related to the aging process. Environmental enrichment promotes wellness in animals and reduces anxiety levels and memory deficits. In this context, the possibility arises that vitamin C supplementation could influence cognitive and behavioral effects of animals grown in an enriched environment. Furthermore, few studies have assessed the consequence of the effects of vitamin C supplementation on anxiety and memory in schooled humans, as well as the potentiation effects of environmental enrichment in aged animals. Thus, two studies were conducted. The first examined the effects of supplementation of vitamin C in 42 high school students, a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Students were supplemented with either vitamin C (500 mg/day) or placebo. Plasma concentrations of vitamin C and blood pressure were measured before intervention and one day after the intervention and neuropsychological tests of anxiety and memory were conducted with each student before and after 14 days of supplementation. The results showed that vitamin C reduced anxiety levels (p ˂ 0,01) and led to an increase in plasma vitamin C concentration compared to placebo (p ˂ 0,001). Mean heart rates were significantly different between the vitamin C group and the placebo group (p ˂ 0,05). Moreover vitamin C increased the score in the tasks of copying (p ˂ 0,05 )and reproduction of memory (p ˂ 0,001) of the Rey Complex Figures, in logical memory I (p ˂ 0,001) and logical memory II (p ˂ 0,001) and in the repetition of indirect digits (p ˂ 0,05) Wechsler Memory Scale, after the intervention. The second study investigated the effects of vitamin C with an enriched environment in middle-aged rats (14 months old). Half of the post-weaning animals were housed during up to 13 months in an enriched environment, while the other half was maintained in a standard environment. The animals received administration of saline (control) or vitamin C (100 mg/kg) 1 hour before behavioral tests: elevated plus maze, and Morris water maze. Vitamin C reduced anxiety (p ˂ 0,001) and improved spatial reference memory compared to controls (p ˂ 0,001). Environmental enrichment increased the percentage of time spent in the open arms (p ˂ 0,05) and improved spatial memory retention compared to the standard environment (p ˂ 0,001). Environmental enrichment potentiated the anxiolytic-like effect of vitamin C. These findings not only provide evidence that vitamin C plays an important therapeutic role of these cognitive processes in humans and animals, but also indicates the possible use of antioxidants in preventing or reducing the levels of anxiety and memory deficits. Finally it is suggested that a diet rich in vitamin C could be an adjunct to medical and psychological treatment in improving anxiety and memory, as well as a potential benefit of environmental enrichment on cognitive decline related to the process of natural aging.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.T.17929
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