Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sousa, Renato Tarciso Barbosa de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Flávia Helena de | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-23T15:35:45Z | - |
dc.date.available | 2015-04-23T15:35:45Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-23 | - |
dc.date.submitted | 2014-09-23 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Flávia Helena de. A formação em arquivologia nas universidades brasileiras: objetivos comuns e realidades particulares. 2014. xx, 223 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.identifier.uri | repositorio.unb.br/handle/10482/17966 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2014. | en |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como as universidades brasileiras possibilitam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências que o profissional deve dominar para atuar como arquivista nas diversas regiões do Brasil e quais as relações do estabelecimento dos conteúdos curriculares com as características particulares dos cursos. Para realizá-lo buscou-se analisar: a) as trajetórias históricas dos cursos de Arquivologia do Brasil; b) os perfis discentes dos cursos; c) o panorama do mundo do trabalho para os arquivistas brasileiros; d) os vínculos acadêmicos dos cursos; e) os projetos políticos pedagógicos que orientam cada curso de Arquivologia; f) os currículos adotados nos cursos de Arquivologia das universidades brasileiras; g) a formação/titulação dos docentes em Arquivologia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza aplicada e, do ponto de vista de seus objetivos, exploratória e explicativa. Enquanto pesquisa exploratória visou conhecer os diversos modelos de formação adotados no Brasil. E enquanto pesquisa explicativa, buscou identificar os fatores que determinam ou contribuem para a opção por determinado modelo de formação. Os resultados evidenciam que o perfil profissional almejado pelas universidades também pode buscar adequação às características particulares dos cursos, tanto em termos de demanda profissional, quanto em termos de estrutura institucional. Entretanto, a base da formação em Arquivologia deve ser provida independentemente das circunstâncias locais e do mundo do trabalho. Concluímos, após a pesquisa, que os cursos de Arquivologia constituem o principal pilar das transformações que ocorrem nesse campo científico. O âmbito acadêmico é o espaço privilegiado para o desenvolvimento das reflexões que a Arquivologia carece. Desse modo, o papel dos docentes tem um significado vital na preparação de novos profissionais e na ampliação da construção do conhecimento arquivístico. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | This research has as main objective to investigate how Brazilian universities enable the acquisition of knowledge and development of skills and competencies that professionals must master to act as archivists in different regions of Brazil, and what are the relations between the establishment of a curriculum and the particular characteristics of Archivology courses. To accomplish it we sought to examine: a) the historical trajectories of Brazilian Archivology courses; b) Archivology students‘ profiles; c) an overview of the professional world for Brazilian archivists; d) the academic connections of courses; e) political-pedagogical projects that guide Brazilian Archivology courses; f) the curriculum adopted in Archivology courses in Brazilian universities; g) training / qualifications of Archivology professors in Brazil. To this end, we carried out a research of an applied nature that aims to be exploratory and explanatory. While as an exploratory research, it is targeted to learn about the different models of training adopted in Brazil. On the other side, as explanatory research, it aims to identify the factors that determine or contribute to the choice of particular model of course. The results show that the professional profile sought by universities may also pursue development of particular characteristics, both in terms of professional demand, and in terms of institutional structure. However, the basis of Archivology courses should exist regardless of local circumstances and the professional world. We concluded, after this research, that Archivology courses constitute the main pillar of transformations that occur in this scientific field. The academic environment is the prime location for the development of the reflections which represent a lack on the Archivology field. Thus, the role of teachers has a vital significance in the preparation of new professionals and expanding the construction of Archivology knowledge. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | A formação em arquivologia nas universidades brasileiras : objetivos comuns e realidades particulares | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Arquivologia - formação - Brasil | en |
dc.subject.keyword | Arquivologia - história - Brasil | en |
dc.subject.keyword | Arquivologia | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|