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Título: O professor de línguas vai ao cinema : ressignificando a identidade profissional sob a perspectiva da formação crítico-reflexiva
Autor(es): Pereira, Lauro Sérgio Machado
Orientador(es): Reis, Maria da Glória Magalhães dos
Assunto: Professores de línguas - formação
Cinema
Identidade social
Pesquisa educacional
Data de publicação: 23-Abr-2015
Referência: PEREIRA, Lauro Sérgio Machado. O professor de línguas vai ao cinema: ressignificando a identidade profissional sob a perspectiva da formação crítico-reflexiva. 2014. xiv, 228 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O interesse pela investigação sobre questões relacionadas às identidades tem aumentado significativamente nos vários campos das Ciências Humanas. Em vista disso, no intuito de contribuir com as discussões realizadas até então, este trabalho discorre reflexivamente sobre a prática crítico-reflexiva e sobre a construção de identidades na formação de professores de línguas, considerando os filmes como gêneros discursivos (COSTA, 2009; MARCUSCHI, 2008) capazes de catalisar esse processo. Por intermédio de sessões de visionamento de filmes, cujos personagens são docentes de línguas, objetivou-se possibilitar a um grupo de professoras de línguas exercitar a prática reflexiva, na medida em que se propôs que elas descrevessem, analisassem, confrontassem e ressignificassem as identidades de si como profissionais/professoras, relacionando-as com as construções identitárias apresentadas nos filmes e no discurso da sociedade contemporânea. O arcabouço teórico desta investigação está alicerçado nas teorias de formação crítico-reflexiva de professores (GIROUX, 1999; PERRENOUD, 2002; MAGALHÃES, 2004; FREIRE, 1970/2013; 1996/2004); nos postulados sobre identidades sociais, constantes nos textos de Hall (2006); Silva (2000); Woodward (2000) e Mastrella-de-Andrade (2013); e na concepção de cinema como prática social (TURNER, 1997; BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1929/2004; BAKHTIN, 2011; RODRIGUES, 2005). A metodologia adotada foi a Pesquisa-Ação de Barbier (2007), a qual é desenvolvida sob os preceitos do pensamento complexo de Morin (2011). Também coaduna com uma perspectiva dialógica de linguagem e convida os sujeitos a se implicarem no processo de interação. A partir de atividades, como escrita de diários reflexivos e discussões orais, as quais se valem efetivamente da linguagem, as participantes e o pesquisador puderam ressignificar suas identidades profissionais e a sua práxis. Por meio das reflexões críticas realizadas, a análise e a discussão dos dados apontaram que as professoras tiveram as compreensões sobre suas identidades profissionais (trans) formadas de diversas maneiras, compreendendo seus saberes, competências e desafios de forma ressignificada. Dessa forma, esta investigação contribuiu para a formação de professores, na medida em que promoveu um maior exercício da cidadania, da emancipação, da autonomia e da profissionalização dos professores de línguas.
Abstract: The interest for the investigation about issues related to identities has significantly increased in the various fields of Human Sciences. Therefore, for contributing with the discussions carried out on this subject, this study reflectively discourses about the critical-reflective practice and about identity construction in language teachers education considering films as discursive genders (COSTA, 2009; MARCUSCHI, 2008) that are able to catalyze that process. Through film sessions which characters are language teachers, the aim of this research was to make possible to a group of language teachers practice their critical reflection, so that they could describe, analyze, confront and resignify their self-identities as professional/teachers, relating the identity constructions presented in the films and the ones from contemporary society discourse. The theoretical framework of this investigation is based on critical-reflective theories on teachers education (GIROUX, 1999; PERRENOUD, 2002; MAGALHÃES, 2004; FREIRE, 1970/2013, 1996/2004); on the postulates about social identities, that are in the texts of Hall (2006); Silva (2000); Woodward (2000) and Mastrela-de-Andrade (2013) and on the conception of cinema as a social practice (TURNER, 1997; BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1929/2004; BAKHTIN, 2011; RODRIGUES, 2005). The adopted methodology was Barbier’s (2007) Action Research, which has been developed under the principles of Morin’s (2011) complex thought. It is also closely related to a dialogic perspective of language and invites subjects to involve in the interaction process. From activities like the writing of reflective diaries, as well as oral discussions, which effectively uses language, the participants and the researcher could ressignify their professional identities and their praxis. Through the critical reflections carried out, the analysis and the data discussion indicated that the teachers had their comprehensions about their professional identities changed in various ways, understanding their knowledge, competences and challenges in a resignified way. Thus, this investigation contributed to teachers education, in the sense of promoting a greater citizenship exercise, emancipation, autonomy and professionalization of the language teachers.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17969
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