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2014_FernandadoCarmoGonçalvesdosSantos.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorFleith, Denise de Souza-
dc.contributor.authorSantos, Fernanda do Carmo Gonçalves dos-
dc.date.accessioned2015-04-30T18:57:14Z-
dc.date.available2015-04-30T18:57:14Z-
dc.date.issued2015-04-30-
dc.date.submitted2014-12-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Fernanda do Carmo Gonçalves dos. Intervenção em criatividade com professoras e mães: efeitos no rendimento escolar, autoconceito, motivação e criatividade de alunos do 3º ano do ensino fundamental. 2014. xix, 253 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18062-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2014.en
dc.description.abstractA criatividade tem sido cada vez mais reconhecida como recurso importante para a promoção do bem-estar mental do indivíduo, bem como para o avanço econômico e social de um país. Desde que haja condições favoráveis e uso de estratégias adequadas, essa habilidade pode ser desenvolvida e aprimorada. A escola e a família são contextos críticos de incentivo à criatividade e fontes para a emergência do comportamento criativo. Entretanto, o potencial criador nem sempre é estimulado e compreendido por educadores e pais. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar os efeitos, a curto e médio prazo, de dois programas de criatividade – um para professoras e outro para mães – na habilidade criativa, autoconceito, motivação para aprender, rendimento escolar e percepção do clima para criatividade em sala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 128 crianças, cinco docentes e nove mães de uma escola pública de Minas Gerais. Cinco instrumentos foram utilizados: Teste Torrance de Pensamento Criativo, Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental, Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil, Escala de Percepção de Clima para Criatividade em Sala de Aula e boletim escolar. Os dados foram examinados por meio de análise univariada e multivariada de variância. O treinamento com as professoras ocorreu em 11 encontros semanais com duração média de 1h30 cada um e com as mães aconteceu em 4 encontros semanais com duração de 2h cada. Os resultados, de maneira geral, indicaram que, a curto prazo, a intervenção com as professoras gerou aumento nos escores dos alunos em três medidas de criatividade – Fluência Verbal, Flexibilidade Figurativa, Originalidade Figurativa –, na Motivação Intrínseca e nos cinco fatores avaliados pela Escala de Percepção de Clima para Criatividade. A médio prazo, a intervenção com as professoras contribuiu para o incremento da Fluência Verbal, Flexibilidade Verbal, Motivação Intrínseca e dos cinco fatores da percepção do clima para criatividade em aula. Quanto ao autoconceito, a médio prazo, o programa envolvendo as professoras parece ter contribuído para que não houvesse diminuição do Autoconceito Escolar e do Autoconceito Global dos alunos. Os achados relativos ao programa com mães evidenciaram efeitos positivos apenas na medida de Originalidade Verbal, a curto prazo, e no Autoconceito Global, a médio prazo. Espera-se que este estudo tenha chamado a atenção para a importância, e demonstrado a viabilidade de se promover um ambiente favorável à criatividade tanto no contexto familiar quanto escolar.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleIntervenção em criatividade com professoras e mães : efeitos no rendimento escolar, autoconceito, motivação e criatividade de alunos do 3º ano do ensino fundamentalen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordCriatividadeen
dc.subject.keywordRendimento escolaren
dc.subject.keywordMotivação na educaçãoen
dc.subject.keywordMães e filhos - educaçãoen
dc.subject.keywordCrianças - criatividadeen
dc.subject.keywordMães - criatividadeen
dc.subject.keywordProfessores - criatividadeen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2014.12.T.18062-
dc.description.abstract1Creativity has been increasingly recognized as an important resource for the promotion of the mental well-being of the individual as well as for the social and economic development of a country. Since there are favourable conditions and the use of appropriate strategies, such ability can be developed and improved. The school and the family are critical contexts to encourage creativity and sources for the emergence of creative behaviour. However, the creative potential is not always encouraged and understood by educators and parents. Therefore, the aim of this study is to investigate the short and medium term effects of two creative programs, one for teachers and one for mothers, involving creative ability, self-concept, motivation to learn, school performance and perception of the climate for creativity classroom of 3rd grade students. The participants were 128 children, 5 teachers and 9 mothers from a public school in the State of Minas Gerais. Five instruments were used: The Torrance Test of Creative Thinking, the Scale for Evaluation of Motivation to Learn for Elementary School Student, the Self-concept Scale for Children and Youth, the Classroom Climate for Creativity Scale, and the report card. Data were examined by univariate and multivariate analysis of variance. The training of the teachers occurred in 11 weekly meetings with an average duration of 1.5 hours each and the program with mothers totalled 4 weekly meetings lasting 2 hours each. In general, the results indicated that the intervention with the teachers produced, in the short term, an increase in the scores of the students in three measures of creativity – Verbal Fluency, Figurative Flexibility, and Figurative Originality – in Intrinsic Motivation and in the five factors evaluated by the Classroom Climate for Creativity Scale. In the medium term, the intervention with teachers contributed to the increase of the Verbal Fluency, Verbal Flexibility, Intrinsic Motivation and the five factors of perception of the climate for creativity in the classroom. About the Self-concept, in the medium term, the program involving the teachers seemed to have contributed so that there was no decrease in the School Self-concept and the Global Self-concept of the students. Findings related to the program with mothers showed positive effects only to the extent of Verbal Originality in the short term and the Global Self-concept in the medium term. It is expected that this study has highlighted the importance, as well as demonstrated the feasibility of promoting a favourable environment for creativity both in the family and in the school contexts.-
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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