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Título: Formação continuada de professores da secretaria de educação do distrito federal (2009-2011) : a percepção docente
Autor(es): Lagar, Fabiana Margarita Gomes
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Professores - formação continuada
Professores - formação continuada - percepções
Data de publicação: 5-Mai-2015
Referência: LAGAR, Fabiana Margarita Gomes. Formação continuada de professores da secretaria de educação do distrito federal (2009-2011): a percepção docente. 2012. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho vincula-se ao eixo de interesse desenvolvimento profissional docente da linha de pesquisa “Profissão docente, currículo e avaliação do programa de pós-graduação em educação da Universidade de Brasília” e tem como objeto a formação continuada de professores implementada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), no período de 2009 a 2011. O problema central é: como os professores da rede pública percebem a formação continuada implementada pela SEDF partir de 2009? Desse problema, outros questionamentos surgiram: O que é formação continuada de professores? Que relações podem ser estabelecidas entre formação inicial e continuada de professores? Quais as necessidades e motivações para a participação em eventos de formação continuada? Como deveria ser a formação continuada implementada pela SEDF? O objetivo geral da pesquisa é analisar como os professores da SEDF percebem a formação continuada implementada pela SEDF a partir de 2009 e os específicos são: revelar as concepções de formação continuada no entendimento dos professores; identificar a relação entre formação inicial e continuada de professores; conhecer as motivações e as necessidades dos professores em relação à formação continuada; mapear as proposições dos professores em relação à formação continuada. Tendo o materialismo dialético como método de apreensão do real, buscamos compreender a lógica de organização dos modelos de formação docente que tomam como base epistemológica os pressupostos da racionalidade técnica; os que se fundamentam nos conhecimentos advindos da prática e a possibilidade da adoção da concepção emancipadora, modelo que não prescinde da teoria como fundamentadora da prática pedagógica. Tratamos, ainda, das políticas públicas, conceituando o termo e mostrando que concretizam direitos conquistados pelo homem. A partir dos dados empíricos, momento em que lançamos mão de questionários e entrevistas, analisamos como os professores percebem a formação continuada promovida pela rede pública de ensino do Distrito Federal. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study is linked to the teacher interest and professional development axis of the research line “teaching profession, curriculum and assessment program for graduate education at the University of Brasilia”. Its goal is the continuous educational training of teachers implemented by the Secretary for Education of the Federal District (Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEDF) from 2009 to 2011. The research question is: how public school teachers perceive the program for continuous educational training implemented by SEDF from 2009? The following additional issues were raised based on the central research question: What is continuous educational training? What are the needs and motivations for participation in continuous educational training events? How should be the continuous educational training implemented by SEDF? The general objective of this research is to analyze how SEDF teachers perceive the continuous educational training program implemented by SEDF from 2009. The specific objectives are the following: to reveal the conceptions of continuous educational training from teachers’ perspective; to identify the relationship between teachers’ initial and continuous educational training; to understand teachers’ needs and motivations with regard to the continuous educational training. Taking dialectical materialism as the method to apprehend emancipatory conception, model reality, we seek to understand the logic of organization of teacher education models whose epistemological basis is the assumptions of technical rationality; the models that are founded on knowledge acquired from the practice and the possibility of adopting emancipatory conception − model that does not renounce the theory as the foundation of the pedagogical practice. We also deal with public policies, with the concept of the term, and show that they are rights conquered by man. Based on empirical data, collected through questionnaires and interviews, we have analyzed how professors perceive the program for continuous educational training, implemented by the public school network in Federal District.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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