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2015_SabrinaMoreiradeAlbuquerque.pdf49,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorDiniz, Noris Costa-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Sabrina Moreira de-
dc.date.accessioned2015-05-08T12:00:09Z-
dc.date.available2015-05-08T12:00:09Z-
dc.date.issued2015-05-08-
dc.date.submitted2015-03-19-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Sabrina Moreira de. Modelagem de alternativas de traçado de ferrovias com uso de ferramentas de sig e parâmetros geoambientais. 2015. xv, 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Geociências Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18106-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas, 2015.en
dc.description.abstractAtualmente o transporte ferroviário no Brasil ocupado por uma malha relativamente pequena, dada a importância desse tipo de transporte e a eficiência que este demonstra no trato de transporte de carga, é notável perceber que esse tema tem sido discutido com mais frequência no cenário político e econômico. Com isso, essa Dissertação de Mestrado visa modelar alternativas de traçado de ferrovia com uso de ferramenta SIG (Sistema de Informação Geográfica) e parâmetros geoambientais. Para isso foi utilizado a metodologia de Análise Multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process) e ferramentas de Geoprocessamento para a cálculo de distância de menor custo. A partir desse método foi possível gerar um traçado que atendeu as questões de restritividade ambiental, aptidão física do terreno e atratividade socioeconômica. De forma geral, o trabalho atingiu seus objetivos e expectativas, sendo possível a modelagem de um traçado preliminar constituído por meio de uma análise multicritério e multidisciplinar, que possibilitou, não apenas a criação de cenários diversos que auxiliou na tomada de decisão quanto ao melhor traçado, mas também permitiu trazer a esses cenários diferentes por meio da escolha das bases utilizadas, por exemplo, o potencial mineral que permite uma visão sob a perspectiva futura desse nicho.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleModelagem de alternativas de traçado de ferrovias com uso de ferramentas de sig e parâmetros geoambientaisen
dc.title.alternativeModeling of railways trace of alternatives with gis tools and equipment and parameters geoenvironmentalen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordFerroviasen
dc.subject.keywordSistemas de informação geográficaen
dc.subject.keywordAnálise multicritérioen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18106-
dc.description.abstract1Currently the railway in Brazil occupied by a relatively small mesh, given the importance of this type of transport and the efficiency that this demonstrates the load carrying tract, it is remarkable to realize that this topic has been discussed more often on the political scene and economic. Thus, this Master's Dissertation aims to model railway alignment alternatives using GIS tool (Geographical Information System) and geo-environmental parameters. For this we used the methodology of Multicriteria Analysis AHP (Analytic Hierarchy Process) and GIS tools for calculating distance lower cost. From this method it was possible to generate a tracing who answered the questions of environmental restriction, physical fitness of the ground and socioeconomic attractiveness. In general, the work achieved its goals and expectations, it is possible to model a preliminary railway alignment made through a multi-criteria and multi-disciplinary analysis, which allowed not only the creation of various scenarios that helped in making the decision as to the best route but also possible to bring these different scenarios by choosing the bases used, for example, mineral potential which allows a further view in perspective of the niche.-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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