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2015_GiovanaLeivasCraveiro.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMueller, Bernardo Pinheiro Machado-
dc.contributor.authorCraveiro, Giovana Leivas-
dc.date.accessioned2015-05-18T14:06:54Z-
dc.date.available2015-05-18T14:06:54Z-
dc.date.issued2015-05-18-
dc.date.submitted2015-02-25-
dc.identifier.citationCRAVEIRO, Giovana Leivas. Granéis sólidos no Brasil: uma aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA). 2015. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18192-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2015.pt_BR
dc.description.abstractOs portos constituem um importante elo na cadeia logística e sua eficiência contribui para a competitividade de um determinado país em mercados internacionais. Dessa forma, este trabalho procura estimar a eficiência dos portos e terminais marítimos transportadores de granéis sólidos no Brasil, em particular, açúcar, farelo de soja, milho, soja e trigo, tendo em vista a representatividade de tais cargas no país. Utilizou-se um modelo Análise Envoltória de Dados (DEA) com retornos constantes de escala (CCR) orientado a produto para avaliar a amostra obtida de dezesseis Unidades de Decisão (DMU)’s, entre portos públicos e Terminais de Uso Privativo (TUP)’s, para o ano de 2014. Os resultados empíricos corroboram a existência de ineficiência na indústria portuária brasileira, sugerindo-se que tais unidades deveriam não somente aumentar a movimentação de carga no longo prazo, mas também desenvolver melhorias em seus respectivos insumos. Os portos mais eficientes foram: Itaqui, Paranaguá e São Francisco do Sul.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleGranéis sólidos no Brasil : uma aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA)en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordAnálise envoltória de dadosen
dc.subject.keywordEficiência técnicaen
dc.subject.keywordGranéis sólidosen
dc.subject.keywordPortos - Brasilen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.02.D.18192-
dc.description.abstract1Ports constitute an important link in the logistic chain and their efficiency contributes to a country’s international competitiveness. Hence, this work intends to analyze the efficiency of maritime ports and terminals that transport solid bulks in Brazil, in particular, sugar, soy brand, corn, soy and wheat, because of the degree of representativeness of these cargoes in the country. A product-oriented Data Envelopment Analysis (DEA) model with constant returns to scale (CCR) is used to evaluate the sample of sixteen Decision Making Units (DMU)’s, among public ports and Terminals of Private Use (TUP)’s, for the year of 2014. The empirical results favor the existence of inefficiency in the Brazilian port industry, indicating that there should be not only an enhancement in cargo handling in the long term, but improvements in inputs, as well. The most efficient ports were: Itaqui, Paranaguá and São Francisco do Sul.-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
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