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2015_JorgeEduardoRochaMorais.pdf1,28 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
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dc.contributor.advisorReis, Maria da Glória Magalhães dos-
dc.contributor.authorMorais, Jorge Eduardo Rocha-
dc.date.accessioned2015-05-19T12:51:25Z-
dc.date.available2015-05-19T12:51:25Z-
dc.date.issued2015-05-19-
dc.date.submitted2015-02-27-
dc.identifier.citationMORAIS, Jorge Eduardo Rocha. Práticas de oralidade em LE com professores em formação por meio de gêneros discursivos. 2015. 126, [35] f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18205-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguistica Aplicada, 2015.en
dc.description.abstractA partir de nossa própria experiência na Licenciatura em Francês, percebemos as poucas oportunidades de prática oral e interações com a língua estrangeira além das que se deram pelo livro didático. Alguns autores reiteram a importância de o professor de LE ter amplo domínio da língua que ensina, inclusive de seus usos orais. Uma possível forma de tratar a oralidade no ensino que vá além do material didático é através dos gêneros discursivos. Organizou-se um curso com a finalidade de ser um espaço de experiência e reflexão para professores, além de algumas práticas complementares a uma disciplina. Como base para os conceitos de linguagem e gêneros nos valemos das teorias do Círculo de Bakhtin, em especial de Bakhtin ([VOLOCHÍNOV], 2010; 2011). Para o conceito de oralidade, autores como Dolz e Schneuwly (2004), Cuq e Gruca (2005) e Marcuschi (2007). A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação, segundo El Andaloussi (2004), Barbier (2007) e Thiollent (2011) adaptando-se ela para a educação e o ensino de línguas. O curso e as práticas organizadas valeram-se dos gêneros discursivos e das Sequências Didáticas a partir da reformulação das propostas de Dolz e Schneuwly (2004) e de discussões em grupo de pesquisa. Como resultados temos a validade dos gêneros discursivos como meio de lidar com a oralidade em LE e a percepção de como essa pode ser influenciada por diversos fatores.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePráticas de oralidade em LE com professores em formação por meio de gêneros discursivosen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordOralidadeen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordLíngua estrangeiraen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.02.D.18205-
dc.description.abstract1From our experience in the French graduation, we realized the few opportunities of oral practices and interactions with the second language beyond the ones mediated by the materials. Some authors reaffirm how important it is that second language teachers have comprehensive knowledge of the language they are teaching. One possible way of treating orality in language teaching that goes beyond materials is through discursive genres. A course was organized to be space of experience and reflection for teacher, and also some additional practices during a discipline. We based our concepts of language and genre in the theories of the Bakhtin Circle, especially in Bakhtin ([VOLOCHÍNOV], 2010; 2011). For the concept of orality, authors such as Dolz & Schneuwly (2004), Cuq & Gruca (2005) and Marcuschi (2007). The chosen methodology was action-research, according to El Andaloussi (2004), Barbier (2007) and Thiollent (2011) adapted to education and language teaching. The course and practices drew on discursive genres and on Didactic Sequences after a reformulation of the proposals of Dolz & Schneuwly (2004) and discussions in a research group. As results, we validate discursive genres as a way of dealing with orality in SL classes and the perception that the last can be influenced by a variety of elements.-
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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