http://repositorio.unb.br/handle/10482/18228
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2015_RenanKenjiSalesHayashi.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Não existe material ideal, né? : crenças, experiências e ações sobre o material didático de Língua Japonesa (como LE) na Universidade |
Autor(es): | Hayashi, Renan Kenji Sales |
Orientador(es): | Mukai, Yûki |
Assunto: | Língua japonesa - estudo e ensino Material didático |
Data de publicação: | 21-Mai-2015 |
Data de defesa: | 20-Jan-2015 |
Referência: | HAYASHI, Renan Kenji Sales. Não existe material ideal, né?: crenças, experiências e ações sobre o material didático de Língua Japonesa (como LE) na Universidade. 2015. xv, 235 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A presente dissertação trata de um estudo de caso sobre investigação de crenças, experiências e ações de aprendizes e professores de língua japonesa como língua estrangeira de um curso de licenciatura em língua japonesa (Curso de Letras-Japonês) de uma universidade pública do Distrito Federal. Para realização da pesquisa foram selecionados dois grupos de participantes: o primeiro de aprendizes de nível intermediário e o segundo de professores de língua japonesa, sendo o primeiro composto por dezenove (19) participantes e o segundo por três (3). Os objetivos dessa investigação foram identificar as crenças, experiências e ações dos professores e dos aprendizes sobre o papel do material didático em língua japonesa no processo de ensino-aprendizagem, bem como analisar e interpretar a relação existente entre as crenças, experiências e ações de ambos os grupos no contexto de pesquisa investigado. Identificou-se a necessidade de realizar a presente investigação devido à escassez de trabalhos de análise das crenças de professores e aprendizes sobre o material didático em língua japonesa, bem como a potencial contribuição que essa investigação poderia agregar ao processo de formação crítica dos professores de língua japonesa. Dessa forma, a presente dissertação lançou mão do aporte teórico-metodológico da pesquisa qualitativa (CHIZZOTTI, 2006; DÖRNYEI, 2007) de caráter interpretativista (LAVILLE; DIONNE, 1999; LÜDKE; ANDRÉ, 1986), viabilizada pela abordagem contextual de investigação em crenças (ABRAHÃO, 2010), materializada pelo estudo de caso (DUFF, 2002; 2012; STAKE, 1994) utilizando os seguintes instrumentos de coleta de dados: a) entrevistas semiestruturadas b) narrativas escritas c) questionário escrito misto d) observações de aula com notas de campo. Para fundamentar as discussões empreendidas, a presente pesquisa utilizou duas vertentes teóricas da Linguística Aplicada: a pesquisa em crenças, experiências e ações sobre o ensino de línguas (BARCELOS, 2006, CONCEIÇÃO, 2004, KALAJA; BARCELOS, 2003) e sobre materiais didáticos no ensino de LE (ALMEIDA FILHO 1993, GOTTHEIM, 2007, TOMLINSON, 2008, 2012). Além disso, também lançou-se mão das pesquisas em gêneros discursivos (BAKHTIN, 1992, MARCUSCHI, 2010) para melhor contextualização e compreensão do objeto de estudo. Os resultados obtidos mostram uma estreita relação entre as crenças, experiências dos aprendizes e professores, influenciando significativamente suas ações em sala de aula. Além disso, o material didático mostrou-se uma ferramenta mediadora de experiências cognitivas em sala de aula, influenciando as ações e experiências sociais dos participantes, as quais contribuem para o processo de formação das crenças. Por fim, a análise demonstra haver uma relação de correspondência, na qual muitas crenças e experiências dos aprendizes aparecem refletidas nas crenças dos professores e vice-versa. |
Abstract: | This paper is a case study research on beliefs, experiences and action of learners and teachers of Japanese as a foreign language in a Japanese language degree course in a Distrito Federal public university. In order to conduct the survey two groups of participants were selected: nineteen intermediate level learners composed the first and three Japanese language teachers formed the second. The research aimed at identifying the beliefs, experiences and actions of teachers and learners on the role of the Japanese language teaching material in second language learning process and analyzing and interpreting the relation between beliefs, experiences and actions of both groups investigated in the research context. The motivation that carried out this paper relies on the lack of analytical work of teachers and learners’ beliefs about the Japanese teaching material, as well as the potential contribution which this research could bring to the critical process of training Japanese language teachers. Therefore, this paper is based on the qualitative theoretical and methodological research frame (CHIZZOTTI, 2006; DÖRNYEI, 2007) of interpretative analysis (LAVILLE; DIONNE, 1999; Lüdke; ANDRÉ, 1986), made possible by beliefs contextual research approach ABRAHÃO, 2010; BARCELOS, 2006; Kalaja; BARCELOS, 2003). This paper is a case study (DUFF, 2002; 2012; STAKE, 1994; YIN, 2003) and used the following data instruments: a) semi-structured interviews b) written narratives c) mixed written questionnaire d) observations with field notes. Futhermore, to support of the discussions undertaken, this study used two theoretical trends in Applied Linguistics: research on beliefs, experiences and actions on language teaching (BARCELOS, 2001, 2004, 2006; CONCEPTION, 2004 KALAJA; BARCELOS, 2003; MUKAI ; CONCEPTION, 2012, MUKAI, 2014) and FL teaching materials (ALMEIDA FILHO 1993 2012; BERWALD, 1986; CORACINI, 1999; GOTTHEIM, 2007; PRABHU, 1988; TOMLINSON, 2008, 2012). In addition, it has also employed the genres research (BAKHTIN, 1992; BEATOCANATO, 2011; BHATIA, 1993, 2002, 2012; MARCUSCHI, 2010) for better contextualization and understanding of the subject matter. The results showed a close relation between the beliefs, experiences of learners and teachers, significantly influencing their actions in the classroom. In addition, the teaching material proved to be a mediating tool of cognitive experiences in the classroom, influencing the participants’ actions, which contribute in the process of beliefs raising. Finally, the analysis showed that there is a correspondence relationship in which many learners’ beliefs appear to be reflected in the teachers’ ones and vice versa. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2015. |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.01.20.D.18228 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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