Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/18249
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariaJoseAguiardosReisSilva.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Conceitos de ciências para educação do campo a partir do tema agriculturas
Autor(es): Silva, Maria José Aguiar dos Reis
Orientador(es): Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Assunto: Educação do campo
Ciência - estudo e ensino
Data de publicação: 22-Mai-2015
Referência: SILVA, Maria José Aguiar dos Reis. Conceitos de ciência para educação do campo a partir do tema agriculturas. 2014. 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: No presente estudo objetivou-se produzir conceitos de Ciências para Educação do Campo, sob o enfoque CTS, a partir do tema "agriculturas" e avaliar o processo de construção da proposta a partir do olhar de professores das Ciências Naturais na área de Biologia, Química, Física e Ecologia.O texto da dissertação está dividido em cinco capítulos: (1) a contextualização do trabalho; (2) os referenciais teóricos sobre o Ensino de Ciências e a abordagem da Ciência, Tecnologia e Sociedade, os pressupostos teóricos da Educação do Campo e a abordagem temática, a construção de currículo com enfoque CTS, (3) o processo de construção da rede temática por meio do tema Agriculturas, sua (4) análise e discussão e (5) as considerações finais. Foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa estabelecendo constante diálogo entre os sujeitos participantes e o processo de pesquisa, tornando o diálogo a ferramenta necessária ao sucesso do que se propõe. Realizou-se um estudo para compreensão da realidade em visitas a comunidades camponesas e participação de seminários de estágio com estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade UnB de Planaltina. A construção dos conceitos deu-se em etapas: 1o workshop com participação de docentes das Ciências Naturais; reuniões individuais; 2o workshop para avaliação da rede e do processo. A rede construída não é um fim em si mesma, são potenciais conceitos construídos sob o enfoque CTS que podem auxiliar na formação cidadã. Os pressupostos desta abordagem devem pautar as práticas de cada professor para que essa proposta possa ter sentido. O percurso para encontrar o caminho do meio para um efetivo Ensino de Ciências que se vislumbra na sociedade atual e na Educação do Campo está sendo construído e abordagem CTS pode contribuir de maneira muito significativa, promovendo a cidadania e a autonomia dos sujeitos como construtores de uma sociedade mais justa e igualitária.
Abstract: In the present study aimed to produce science concepts for Field Education, under the CTS approach, based on the theme "agricultures" and evaluate the process of the proposed from the look of of teachers of Natural Sciences in Biology, Chemistry, Physics and Ecology. Dissertation writing is divided into five chapters: (1) the context of the work; (2) the theoretical frameworks on the Science Teaching and the Science, Technology and Society approach, the theoretical assumptions of Field Education and the thematic approach, the construction of the curriculum with CTS , (3) the process of the thematic network construction through the theme Agricultures, (4) their analysis and discussion and (5) the final considerations. The qualitative research methodology was used stablishing ongoing dialogue between the participating subjects and the research process, making dialogue the necessary tool to success of what is proposed. We conducted a study to understand the reality on visits to rural communities and participation by stage seminars with students of the Degree in Education Field College UNB Planaltina. The construction of the concepts occurred in steps: 1st workshop with participation of teachers of Natural Sciences; individual meetings; 2nd workshop to review the network and the process. The network built is not an end in itself, are potential concepts built under the CTS approach that can assist in civic education. The assumptions of this approach should guide the practices of each teacher so that this proposal may have felt. The journey to find a way for effective science education that sees in society today and in the field of education is being built and CTS approach can contribute very significantly, promoting citizenship and the autonomy of subjects as builders of a more just and equal society.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.18249
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.