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Título: Estudo do comportamento mecânico de solos tropicais característicos do Distrito Federal para uso na pavimentação rodoviária
Outros títulos: Mechanical behavior of characteristics tropical soils of the Distrito Federal to use in the roads pavements
Autor(es): Delgado, Anna Karina Chaves
Orientador(es): Carvalho, José Camapum de
Assunto: Solos
Mecânica dos solos
Solos - compactação
Pavimentos
Data de publicação: Mai-2007
Referência: DELGADO, Anna Karina Chaves. Estudo do comportamento mecânico de solos tropicais característicos do Distrito Federal para uso na pavimentação rodoviária. 2007. 414 f. Tese (Doutorado em Geotecnia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Este trabalho visa o estudo da influência da sucção no comportamento mecânico de 13 solos característicos do Distrito Federal, compactados na condição natural e estabilizados quimicamente. A metodologia adotada envolve a execução de ensaios laboratoriais sobre as amostras oriundas de diferentes tipos de solos superficiais, coletados em pontos extremos da região. A análise foi feita a partir de resultados de sucção obtidos pelo método do papel filtro, da umidade determinada em estufa, da massa específica aparente seca obtida usando-se os resultados da balança hidrostática e medições com paquímetro, da resistência à penetração, da resistência a compressão simples, da perda de massa por imersão e da absorção. Os resultados indicam que as propriedades e comportamento dos solos diferem de acordo com suas características físico-químicas, mineralógicas e estruturais, observando-se ainda para alguns dos materiais a importância do intemperismo. Quanto ao comportamento mecânico dos solos compactados, observouse que para energias e umidades de compactação variáveis, obtêm-se comportamentos distintos. Destaca-se ainda que, a maioria dos solos estudados são passíveis de uso na estrutura de pavimentos ao se considerar a atuação da sucção e da estabilização com cal. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aimed the study of the influence of the suction on the mechanical behavior of 13 characteristic soils of the Federal District, compacted under natural conditions and stabilized. The methodology adopted involved the execution of laboratory testings using samples of different types of soils collected in extreme points of the region. The analysis is made using the results of suctions obtained by the method of the paper filter, the water content determined in stove, the apparent specific mass obtained using the results of the hydrostatic scale and measurements with caliper rule, of the penetration strength, the unconfined compression strength, loss of mass by immersion and absorption. The results indicate that the properties and soils behavior and mixtures differs in their characteristics depending on structural, physical, chemical and mineralogical characteristics, being also observed for some materials the importance of intemperism. With regard to the mechanical behavior of compacted soils, it was observed that for varying compaction energies and pointed out that the majority of the soils studied can be use in pavements structures if suction and time stabilization are considered.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2007.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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