Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1850
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert-Erizaldo Cavalcanti Borges Pimentel.pdf29,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVerdeaux, Maria de Fátima da Silva-
dc.contributor.authorPimentel, Erizaldo Cavalcanti Borges-
dc.date.accessioned2009-10-05T14:36:36Z-
dc.date.available2009-10-05T14:36:36Z-
dc.date.issued2009-10-05-
dc.date.submitted2007-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Erizaldo Cavalcanti Borges. A Física nos brinquedos: o brinquedo como recurso institucional no ensino da terceira lei de Newton. 2007. 187 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)-Instituto de Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1850-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2007.en
dc.description.abstractA educação tradicional pouco tem motivado e gerado aprendizagem entre os alunos. Entre tantas alternativas pesquisadas para sua superação, no ensino de Física, a experimentação que utiliza brinquedos que fizeram ou fazem parte da vivência dos alunos, tem sido testada e expressa algum êxito. Esta dissertação apresenta uma aplicação metodológica que faz uso do lúdico como ferramenta pedagógica. Nela, o estudo da Terceira Lei do Movimento é realizado com o uso de esqueites, bolinhas de gude, diversos carrinhos, boneco nadador, pintinho saltador e CDs Flutuantes, estes últimos construídos pelos próprios alunos. Nosso referencial teórico foi a Educação Dialógica do professor Paulo Freire onde, através da conversação, os alunos foram instigados à “curiosidade epistemológica” e a interagirem com os brinquedos sob novos olhares, permitindo (re)descobertas que os levassem a evolução de seus conceitos espontâneos para os conceitos científicos. Os resultados demonstraram um incremento em participação e um acolhimento maior às explicações dadas na demonstração desta lei física. A ludicidade que vem da manipulação com brinquedos, motivou os alunos ao confronto de idéias e a repensarem seus conceitos, evidenciando a possibilidade do brinquedo ser um bom recurso instrucional no ensino de Física. Alguns alunos, no entanto, na realização de um pós-teste, ainda manifestaram dificuldades na compreensão das concepções científicas, demonstrando a necessidade de mais pesquisas na área e de aperfeiçoamentos nos procedimentos metodológicos utilizados. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe traditional education has done little in terms of motivating and generate learning among the students. Among many alternatives researched for the overcoming, at the Physics teaching, the experiments with toys that were or still are part of the students’ reality have been tested and produced some accomplishments. The present dissertation shows a methodological application that holds the toy as a pedagogical tool. According to it, the study of the Third Law of Movement is done with the use skates, marbles, all sorts of toy cars, swimming and hopping dummies and Floating CDs, these built by the students themselves. Having the “Dialogical Education” by Professor Paulo Freire as a theoretic reference where through conversation the students are impelled to the “epistemological curiosity” and to interact with the toys from a different point of view, allowing (re)discoveries that could take them from their spontaneous concepts to the scientific ones. The results showed an improvement in participating and a better reception of explanations given in the demonstrations of the referred Law. The playfulness derived from the toys handling motivated the students to confront the ideas and rethink their concepts, evidencing the possibility of being um toy a good educational resource for the studies of Physics. Some students, however, in a post-evaluation test, still faced difficulties to comprehend the scientific conceptions, demanding further researches on the subject and improvements on the methodological procedures used.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA Física nos brinquedos : o brinquedo como recurso institucional no ensino da terceira lei de Newtonen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordBrinquedosen
dc.subject.keywordRecursos instrucionaisen
dc.subject.keywordEvolução conceitualen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.