Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18528
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ÉticaBioéticaEducação.pdf446,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPires, Jansen Ribeiro-
dc.contributor.authorShimizu, Helena Eri-
dc.date.accessioned2015-08-21T15:22:17Z-
dc.date.available2015-08-21T15:22:17Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.citationPIRES, Jansen Ribeiro; SHIMIZU, Helena Eri. Ética, bioética e educação. Revista Tempus: Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 7, n. 3, p. 191-204, nov., 2013. Disponível em: <http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1404/1180>. Acesso em: 11 ago. 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18528-
dc.description.abstractEste artigo mostra que a publicação do livro Bioética: uma ponte para o futuro, de Van Rensselaer, mudou a perspectiva dos estudos sobre a ética nos cenários nacional e internacional, concedendo a esta área do conhecimento uma importância nunca antes observada no que se refere à educação e cooperação internacional. Com a promulgação, em 2005, da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos – DUBDH, o Estado brasileiro passou a ter obrigação de envidar esforços para promoção da formação e educação em bioética. Trata-se de uma disciplina que se fundamenta nas reflexões filosóficas, razão pela qual, se fez necessário expor as diferenças conceituais entre ética e moral utilizando-se das concepções de Heráclito e Aristóteles. Ademais, o presente estudo apresenta uma definição operacional da ética mais próxima dos princípios estabelecidos na DUBDH. Por fim, procura chamar atenção para o fato de que, apesar do compromisso firmado pelo Estado, a disciplina bioética encontra-se ainda restrita aos cursos de graduação e pós graduação, sendo ministrada, principalmente, por profissionais que não têm formação em filosofia, ética ou bioética. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper indicates that the publication of the book Bioethics: bridge to the future, by Van Resselaer, changed the perspectives of the studies about ethics, conceding to this area an importance never seen before, concerning education and international cooperation. Since the promulgation of the Universal Declaration on Bioethics and Humans Rights – UDBHR, in 2005, Brazil began to promote efforts on bioethics formation and education. As Bioethics is a discipline based on philosophical reflections, it was necessary to expose the conceptual differences between ethical and moral using Heráclito and Aristoteles`s conceptual. Moreover, this study offers an operational ethical definition closer to the principles established by UDBHR. At last, it aims to highlight that, despites the commitments accepted by Brazil, Bioethics discipleine is still restricted to graduation and post-graduation and besides, is being taught by professionals that are not specialists in philosophy, ethic or bioethics. _______________________________________________________________________________________ RESUMENen
dc.description.abstractEste trabajo muestra que la publicación de los libros de Bioética : puente hacia El futuro, Van Rensselaer , cambió la perspectiva de los estudios sobre la ética en los planos nacional e internacional , dando a este área de conocimiento de una cantidad nunca antes vista en relación con la educación y la cooperación internacional. Con la promulgación en 2005 de la Declaración Universal sobre Bioética y Derechos Humanos - DUBDH , el Estado brasileño tiene ahora la obligación de realizar esfuerzos para promover la formación y la educación en materia de bioética . Es una disciplina que se basa en la reflexión filosófica , por lo que era necesario exponer las diferencias conceptuales entre la ética y La moral que utilizan los conceptos de Heráclito y Aristóteles. Por otra parte , este estúdio presenta una definición operativa de la ética más a los principios establecidos en DUBDH . Por último , se busca llamar la atención sobre El hecho de que a pesar del compromiso asumido por el Estado , la disciplina de la bioética sigue restringida a pregrado y postgrado , se enseña principalmente por profesionales que no están capacitados en la filosofía, ética o bioética.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherNúcleo de Estudos de Saúde Pública - Universidade de Brasíliaen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleÉtica, bioética e educaçãoen
dc.title.alternativeEthics, education and bioethicsen
dc.title.alternativeÉtica, bioética y educaciónen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordEducaçãoen
dc.subject.keywordFilosofiaen
dc.subject.keywordBioéticaen
dc.rights.licenseRevista Tempus - Actas de Saúde Coletiva - Este periódico está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial- CompartilhaIgual 3.0 Unported. Fonte:en
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
dc.description.unidadeDepartamento de Saúde Coletiva (FS DSC)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.