Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Torres, Cláudio Vaz | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Thiago Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2015-10-14T17:11:51Z | - |
dc.date.available | 2015-10-14T17:11:51Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2015-03-06 | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Thiago Lopes. Engaging politics : political participation in Brazil and Sweden, predicted by stereotypes about parliamentarians, political education and behavioral contagion. 2015, xii, 364 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/18595 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Univerdidade de Brasília, Institute of Psychology, Graduate Program in Social, Work and Organizational Psychology, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral desta pesquisa foi comparar a influência de Estereótipos sobre os Parlamentares, Educação Política e Contágio Comportamental sobre a Participação Política entre Brasil e Suécia, para construir um modelo teórico-explicativo e oferecer evidências de validade. A tipologia de Ekman e Amnå (2012) embasou o uso de um conceito abrangente de Participação Política, que varia da não participação, passando pela atenção (stand by) até a participação manifesta. Estereótipos sobre parlamentares foram definidos em duas esferas: Informação Crítica a que os eleitores prestam atenção e Predição de Comportamento, i.e., como os eleitores pensam que os parlamentares se comportam. Educação Política se refere ao quanto cada esfera da vida de uma pessoa contribui para sua aprendizagem política. Itens de Contágio Comportamental aferiam a influência do participante sobre outros e a influência exercida por outros sobre ele/ela. O questionário foi elaborado através do Painel Délfico, conduzido simultaneamente com especialistas brasileiros e suecos, tendo o inglês como língua comum. O questionário resultante foi retro-traduzido para o Português Brasileiro e Sueco. Estas duas versões foram administradas aos participantes, via internet. Participaram 984 brasileiros, 37,4% do sexo feminino e com idade média de 43,95 anos (DP 15,64). Suecos totalizaram 879, sendo 46,5% mulheres e a idade média foi de 49,57 anos (DP 16,64). Análises Fatoriais Exploratórias e Confirmatórias foram realizadas. Médias das respostas de participantes brasileiros e suecos foram comparadas através de teste-t. Empregou-se a Modelagem de Equações Estruturais (MEE), precedida de regressão múltipla exploratória, a fim de determinar como as variáveis independentes (exógenas) poderiam predizer a Participação Política. Discutiram-se as implicações metodológicas. As equivalências de Estrutura Fatorial e Métrica foram alcançadas, entre Brasil e Suécia, para Participação Política, Estereótipos sobre Parlamentares e Contágio Comportamental. Os fatores de Educação Política não se mostraram consistentes, portanto seus itens foram considerados separadamente. Os testes-t indicaram que os brasileiros se envolvem em ação política mais frequentemente do que os suecos. Quanto aos Estereótipos, suecos percebem a Qualidade da Representação de seus parlamentares mais positivamente do que os brasileiros; a Corrupção, por outro lado, foi percebida como maior no Brasil. Suecos prestam mais atenção a informações críticas relacionadas a Partidos e Tendências de Representação dos parlamentares, enquanto os brasileiros se preocupam mais com Informações Pessoais do que os suecos. Os modelos de previsão SEM evidenciaram que, embora a corrupção seja uma preocupação primária para os brasileiros, ela não ajuda a prever Participação Política no Brasil, mas sim na Suécia. Embora suecos prestem mais atenção às diferenças entre Partidos e às Tendências de Representação, estes fatores tiveram maior importância para prever Participação Institucional no Brasil. Conclui-se que aquilo que é senso comum (como a corrupção no Brasil e diferenças entre partidos na Suécia) não ajuda a distinguir as pessoas que participam daquelas que não o fazem. Itens de Educação Política tiveram efeito muito pequeno. Contágio Comportamental desempenhou um papel central, a ponto de embaçar a fronteira entre ação política individual e coletiva. O engagamento político está, enfim, fortemente ligado ao envolvimento em uma rede politicamente ativa. | en |
dc.language.iso | Inglês | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Engaging politics : political participation in Brazil and Sweden, predicted by stereotypes about parliamentarians, political education and behavioral contagion | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Participação política | en |
dc.subject.keyword | Educação política | en |
dc.subject.keyword | Parlamentares - estereótipos | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.T.18595 | - |
dc.description.abstract1 | The general objective of this research was to compare the influence of Stereotypes about Parliamentarians, Political Education and Behavioral Contagion on Political Participation between two countries (Brazil and Sweden) to build and offer evidence of validity for a theoretical-explanatory model. Ekman and Amnå’s (2012) typology was the base for a comprehensive concept of Political Participation, as it ranges from nonparticipation, through attention (stand by) and manifest participation. Stereotypes about Parliamentarians were defined in two spheres: Critical Information to which voters pay attention and Behavior Prediction, i.e., how voters expect parliamentarians to behave. Political Education intended to assess how each sphere of a person’s life contributes to his/her political learning. Behavioral Contagion assessed the influence the participant exerted on others and how much other people influenced him/her. The questionnaire was elaborated via Delphic Panel, ran simultaneously with Brazilian and Swedish experts, using English as a common language. The resulting questionnaire was backtranslated to Brazilian Portuguese and to Swedish. These two versions were administered to participants through electronic formularies, distributed via internet. Participants from Brazil numbered 984, 37.4% women and the mean age was 43.95 (S.D. 15.64) years. Swedes numbered 879, 46.5% women and the mean age was 49.57 (S.D. 16.64) years. Exploratory and Confirmatory Analyses were performed, in order to determine Factor Structures and to evaluate their equivalence between the two countries. Means from the Brazilian and Swedish participants were compared through t-test. Structural Equation Modeling (SEM), preceeded by exploratory Stepwise Multiple Regression, mas performed in order to stablish how the independent (exogenous) variables predicted Political Participation. Methodological implications are discussed. Factor Structure and Metric equivalences were met for Brazil and Sweden, for Political Participation, Stereotypes about Parliamentarians and Behavioral Contagion. Political Education factors were not consistent, so its items entered the prediction models as standalones. T-tests indicated that Brazilians engage political action more often than Swedes. Regarding Stereotypes, Swedes perceive the Quality of Representation of their parliamentarians as better than Brazilians evaluate theirs; Corruption, on the other hand, was perceived as higher in Brazil. Swedes pay more attention to Critical Information related to the Parties and Representation Trends of parliamentarians, while Brazilians worry more about Personal Information than Swedes. The SEM prediction models evidenced that, though Corruption was a major issue to Brazilians, it did not help predict Political Participation in Brazil, but it did in Sweden. Though Swedes pay more attention informations about Parties and Representation Trends, these had greater importance to predict Institutional Participation in Brazil. It is concluded that commonsense information (such as Corruption in Brazil and Party differences in Sweden) does not help to tell the difference between those people who participate and those who do not. Political Education items had disappointingly low effect. Behavioral Contagion played a pivotal role on explaining Political Participation. “Being influenced” and “influencing others” was so importantly related to Political Participation that it is considered that the boundaries of individual and collective action are blurred. Engaging politics is, at last, strongly intertwined to being a part of a politically active network. | - |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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