http://repositorio.unb.br/handle/10482/18706
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_PauloHenriqueOliveiraCanabarro.pdf | 7,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A contribuição do PIBID na formação de professores de Biologia : uma reflexão sobre a prática |
Autor(es): | Canabarro, Paulo Henrique Oliveira |
Orientador(es): | Gastal, Maria Luiza de Araújo |
Coorientador(es): | Avanzi, Maria Rita |
Assunto: | Articulação teoria-prática Formação inicial de professores Narrativas autobiográficas Professor reflexivo |
Data de publicação: | 10-Nov-2015 |
Data de defesa: | 6-Ago-2015 |
Referência: | CANABARRO, Paulo Henrique Oliveira. A contribuição do PIBID na formação de professores de Biologia: uma reflexão sobre a prática. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A formação dos docentes no Brasil apresenta resquícios deixados por antigos modelos compostos por um conjunto de disciplinas de “conteúdos específicos” seguido por outro de disciplinas pedagógicas e, ao final a “aplicação” dos conhecimentos teóricos nos estágios supervisionados. Tais modelos poderiam favorecer a cisão entre a teoria e a prática e dificultar o reconhecimento, por parte dos futuros professores, da importância dos conhecimentos teóricos pertinentes à docência e dos saberes inerentes à prática profissional. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, oferece aos licenciandos bolsas que permitem a vivência supervisionada da profissão docente, ampliando o exercício da profissão durante a formação e favorecendo o saber prático, que só se estabelece a partir do momento em que o sujeito passa pela experiência. Foi investigada a possibilidade de esse programa propiciar a formação de professores-pesquisadores, profissionais que fazem parte de um movimento social, capazes de refletir, problematizar, investigar e aprimorar a sua prática docente e que possuem um comportamento ativo em sua própria formação; que são também professores reflexivos, que fazem uso de conhecimentos adquiridos ao longo de sua experiência para refletir sobre sua prática, o que pode resultar em novos conhecimentos sobre a ação. O objetivo do presente estudo foi investigar a relevância atribuída ao PIBID-Biologia/UnB por discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UnB, bolsistas do programa, como locus de experiência e aproximação entre aspectos teóricos e práticos em sua formação docente, bem como facilitador para o desenvolvimento da postura de professor-pesquisador. Fomentou reflexões dos bolsistas sobre sua vivência no programa, procurando identificar a relevância atribuída a cada um de dois eixos de investigação elaborados a partir da reflexão sobre a experiência do autor (ex-participante do PIBID) e da literatura que utiliza o PIBID como objeto de pesquisa: “contribuição do PIBID para a formação de professores-pesquisadores” e “articulação teoria-prática”. Os dados foram construídos em uma intervenção formativa que utilizou a pesquisa-ação e narrativas autobiográficas. A intervenção buscou estimular os participantes a produzir narrativas sobre sua formação inicial e a participação no programa em relação aos eixos supracitados. Uma proposição didática voltada para os professores coordenadores e bolsistas do PIBID foi construída com base na intervenção. Os resultados evidenciaram que o conceito de professor-pesquisador e o movimento no qual está inserido parece ser desconhecido ou compreendido de forma inadequada/incompleta pela maioria dos bolsistas, apesar de serem identificadas, em alguns relatos, aproximações à postura de professores-pesquisadores. Visões deformadas ou ingênuas sobre a natureza do conhecimento científico se apresentaram como obstáculos para que os bolsistas tivessem uma postura de professor-pesquisador. Alguns estudantes se mostraram capazes de realizar a articulação entre teoria e prática. A prática foi considerada importante para assimilar as teorias aprendidas, mesmo que inconscientemente. O PIBID, como espaço de forte contato entre a escola e a universidade, pode facilitar essa articulação. Outros bolsistas relataram dificuldades nessa articulação, ressaltando uma distância entre as teorias aprendidas na graduação e a prática de sala de aula na escola. Os resultados desse trabalho apontam para a importância da formação de professores-pesquisadores capazes de articular a teoria e a prática por meio da reflexão de sua ação docente e ainda para a contribuição do uso das narrativas autobiográficas para esse tipo de formação. |
Abstract: | Teachers‟ education in Brazil presents traces left by ancient models of training consisting of a set of “specific content” academic disciplines followed by a pedagogical set, and by the end of the course, the “application” of the theoretical knowledge in supervised internships. Such models could favor the split between theory and practice and hamper the recognition by the future teachers of the importance of the theoretical knowledge relevant to teacher education and of the knowledge inherent to professional practice. The Institutional Program of Scholarship for Teaching Initiation (PIBID), under the responsibility of the Coordination for Higher Education Personnel Improvement (CAPES), offers scholarships to undergraduate students that allow supervised experience of the teaching profession, which is only established from the moment the subject is involved by the experience. It was investigated the possibility of this program encourage the training of teacher-researchers, professionals who are part of a social movement, able to reflect, discuss, investigate and improve their teaching practice and have an active role in their own teaching education; who are also reflective teachers, who use knowledge acquired throughout their experience to reflect on their practice, which may result in new knowledge about the teaching action. The aim of this study was to investigate the relevance of the PIBID-Biology/UnB assigned by undergraduate students of the Biological Sciences course at UnB, who receive grants from the program, as locus of experience and approach between theoretical and practical aspects in their teaching education and as a facilitator for the development of a teacher-researcher attitude. It also promoted reflections by the students, aiming to identify the importance given to each one of two research axes developed using the considerations about the experience of the author (former participant of PIBID) and the scientific literature that uses the PIBID as a research matter: “the contribution of PIBID to the teacher-researchers education” and “theory-practice articulation”. Data were constructed in a training intervention that used the action research and autobiographical narratives. The intervention intended to encourage participants to write narratives about their initial teacher education and their participation in the program in relation to the abovementioned research axes. A teaching proposition for the PIBID coordinators and students was built based on intervention. The results showed that the concept of teacher-researcher and the movement in which it is inserted seems to be unknown or improperly/incompletely understood by most students, despite the identification of approaches to teacher-researchers‟ attitudes in some reports. Unsuitable or naive views about the nature of scientific knowledge were obstacles to the development of a teacher-researcher attitude by the students. Some students have been able to establish an articulation between theory and practice. The practice has been considered as important to assimilate the theories learned, even if unconsciously. PIBID, as a space of continuous contact between the school and the university, can facilitate this articulation. Other scholars have reported the difficulties encountered in establishing these articulations, highlighting a gap between the theories learned in the university and the classroom practice at school. This study‟s findings emphasize aspects in the teacher education in relation to the importance of training teacher-researchers able to articulate the theory and the practice through the reflection of their teaching activities and also to the contribution of the use of autobiographical narratives for such training. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2015. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.18706 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.