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2015_SimoneMariaAbrahaoScafuto.pdf6,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorVieira, Josênia Antunes-
dc.contributor.authorScafuto, Simone Maria Abrahão-
dc.date.accessioned2015-11-11T18:02:38Z-
dc.date.available2015-11-11T18:02:38Z-
dc.date.issued2015-11-11-
dc.date.submitted2015-04-16-
dc.identifier.citationSCAFUTO, Simone Maria Abrahão. Narrativas midiáticas multimodais e seus efeitos sociais. 2015. 201 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18726-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2015.en
dc.description.abstractEsta pesquisa qualitativa desenvolve-se na linha Discursos, Representações Sociais e Textos da área de Linguagem e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Linguística, com o objetivo de analisar os modos de construção de sentido ideológico de narrativas multimodais difundidas pela mídia contemporânea e os efeitos sociais produzidos por essas formas semióticas. Defende a tese de que narrativas midiáticas multimodais são um gênero de texto produzido sob o controle de modelos de contextos, em cujo formato tecnológico os elementos são representados e modalizados para ter efeitos de sentido sobre as condutas sociais; portanto, não são (re)produções fiéis da realidade como é do senso comum. O estudo multidisciplinar fundamenta-se com base na Teoria Semiótica Social da Multimodalidade e na Análise de Discurso Crítica, teorias sociais da linguagem que mantêm diálogo irredutível com as Ciências Sociais Críticas, e com base na Teoria Sociocognitiva do Contexto, perspectiva que se desenvolve no âmbito dos estudos do discurso. Esta pesquisa crítica responde às três seguintes questões. Como as narrativas multimodais difundidas pela mídia global são estrategicamente organizadas para ter efeitos sociais? De que modo os participantes das estruturas narrativas midiáticas são representados ideologicamente? Como são modalizadas as narrativas midiáticas multimodais manipuladas pela mídia impressa? São analisados os contextos de narrativas multimodais veiculadas por revistas nacional e internacional de alcance global e de alto consumo bem como categorias sistematizadas pela Multimodalidade e pela Análise de Discurso Crítica, além dos efeitos sociais provocados pelas formas. As análises semióticas críticas revelam que as novas narrativas midiáticas são um gênero global especializado, em cujo formato tecnológico os modos da escrita e do visual são organizados com significados ideológicos que legitimam e perpetuam relações de poder e de dominação. No que diz respeito aos elementos representados nos textos multimodais, as análises mostram que os eventos reais são narrados de acordo com os interesses econômicos políticos das instituições das quais eles saem e que os participantes atores das estruturas narrativas estéticas são configurados de modo a satisfazer pontos de vista particulares. Quanto aos marcadores de modalidade usados nas composições semióticas, as análises demonstram que os sentidos ideológicos manipulados pela mídia contrastam com significados dos relatos dos eventos da realidade. Como esperado, narrativas multimodais difundidas pela mídia de massa são planejadas para produzir efeitos de sentido de curto e de longo prazos sobre a vida em sociedade, sejam esses efeitos negativos, sejam positivos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleNarrativas midiáticas multimodais e seus efeitos sociaisen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordNarrativa (Retórica)en
dc.subject.keywordMídiaen
dc.subject.keywordAnálise do discurso narrativoen
dc.subject.keywordSemióticaen
dc.subject.keywordMultimodalidadeen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.04.T.18726-
dc.description.abstract1This qualitative research develops in line Discourses, Social Representations and Texts the area of Language and Society, of the Graduate Program in Linguistics, in order to analyze the ways of building ideological sense of multimodal narratives disseminated by contemporary media and the social effects produced by these semiotic forms. Takes the view that multimodal media narratives are a text genre produced under the control models of contexts in which technological format elements are represented and modalizaded to have meaning effects on social behavior; therefore, they are not (re) productions faithful to reality as is common sense. The multidisciplinary study is grounded based on the Theory of Social Semiotics Multimodality and Critical Discourse Analysis, Social Theories of Language that keep irreducible dialogue with the Social Sciences Reviews, and based on Socio-Cognitive Theory of Context, perspective that develops within of discourse studies. This critical research answers the following three questions. How multimodal narratives circulated by global media are strategically arranged to have social effects? How the participants of the media narrative structures are represented ideologically? How are modalizaded multimodal media narratives handled by the print media? The contexts of multimodal narratives conveyed by national and international magazines global reach and high consumption and systematized categories by Multimodality and Critical Discourse Analysis are analyzed in addition to the social effects caused by the forms. Critical semiotic analysis reveals that new media narratives are a specialized global genre, in which the technological format of writing and visual modes are organized ideological meanings that legitimize and perpetuate relations of power and domination. With regard to the elements represented in multimodal texts, the analyzes show that the actual events are narrated in accordance with the political economic interests of the institutions of which they leave and the actors involved the aesthetic narrative structures are configured to meet points private view. As for the type of markers used in semiotic compositions, the analysis shows that the ideological way manipulated by the media contrasts with the reports of meanings of reality events. As expected, multimodal narratives disseminated by the mass media are designed to produce meaning effects of short and long-term about life in society, are these negative effects are positive.-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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