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Título: Informação, leitura e inclusão educacional e social nas bibliotecas braille de Campo Grande/MS : um estudo de caso
Autor(es): Miranda, Maria Rosa Pimentel Faria de
Orientador(es): Antunes, Walda de Andrade
Assunto: Inclusão escolar
Inclusão social
Bibliotecas braille
Pessoas com deficiência visual
Educação especial
Pessoas com deficiência visual - livros e leitura
Pessoas com deficiência visual - educação
Data de publicação: 7-Out-2009
Referência: MIRANDA, Maria Rosa Pimentel Faria de. Informação, leitura e inclusão educacional e social nas bibliotecas braille de Campo Grande/MS: um estudo de caso. 2006. 247 f. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação Interinstitucional em Ciência da Informação, UnB/UNIDERP, Brasília, 2006.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso, utilizando a metodologia da Pesquisa Participante, realizada nas Bibliotecas Braille do CAP.DV/MS e do ISMAC, ambas em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Ele teve como objetivo investigar se os Deficientes Visuais encontram-se ou não incluídos social e educacionalmente nestas Bibliotecas. Os principais dados encontrados foram: Os usuários buscam informações sobre legislação, escrita e leitura em Braille, mas poucas informações são encontradas e nem sempre estão disponíveis. Neste trabalho o bibliotecário é descrito como Arquiteto da Informação e mediador da Inclusão Educacional e Social através de habilidades de leitura e da Biblioterapia. O estudo relaciona as principais leis para os deficientes visuais, o impacto tecnológico da informática e dos sintetizadores de voz, abrangendo a área da Educação Especial. Neste contexto, cada profissional faz progredir sua especificidade, ao instruir e permutar experiências com outros profissionais, visando o benefício comum no atendimento dos usuários especiais. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work concerns to a case study using the methology of Participant Research. It was carried out at Braille Libraries: CAP. DV/MS and ISMAC, both in Campo Grande, Mato Grosso do Sul State, in Brazil. It´s main objective was to investigate, if the special usuers are include or not into social and educational enviroment in these libraries. The findings were that the blinds usually search for information about legislation, writing and reading meterials in Braille. But, they often find few informations which aren´t always available. In this work, the librarian is considered as an Information Architect and a mediator of educational and social inclusion using reading skills and bibliotherapy. The research relates the main laws for blinds, the impact of informatics technologies and voice synthesizer within the special education area. In this enviroment, each professional may improve their work specialties by sharing experiences with others professionals to better attend the special users.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2006.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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