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Título: Arte robótica : criação de vida artificial para uma sociedade pós-biológica
Autor(es): Nóbrega, Christus Menezes da
Orientador(es): Venturelli, Suzete
Borges, Geovany Araújo
Assunto: Robótica
Cibernética
Inteligência artificial
Arte e tecnologia
Data de publicação: 2006
Referência: NÓBREGA, Christus Menezes de. Arte robótica: criação de vida artificial para uma sociedade pós-biológica. 2006. 159 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Este trabalho abordará as teorias e métodos para criação de vida artificial manifestada através da arte robótica. Estudaremos as principais discussões sobre a conceituação da vida, entendendo que esta percepção transforma-se ao longo do curso historiográfico. Contemporaneamente, o entendimento do que é vivo está sendo ampliado devido às teorias da cibernética. A cibernética, com suas proposições sobre sistemas, fez a vida ser compreendida como uma qualidade de interação da matéria, muito mais do que uma qualidade intrínseca à matéria. Com isso, ela abriu espaço para que sistemas orgânicos e inorgânicos sejam entendidos sem distinções fazendo a vida artificial se tornar possível. Atento à esta questão, este trabalho faz um levantamento dos principais artistas que pesquisam essa problemática, especificamente daqueles que investigam a vida artificial que se materializa através da arte robótica. Entre os diversos trabalhos na área, nosso foco de interesse está naqueles que investigam e constroem robôs capazes de sentir e expressar emoções e, assim, interatuar com humanos. Essa classe de robôs apresenta-se neste trabalho como pet robot. Devido ao caráter teórico-prático desta pesquisa, nossa contribuição também se reflete na construção de uma proposta de método para criação de pet robots. Para isso, nos fazemos valer de teorias da biologia; seleção das espécies, da psicologia e etologia; formação da personalidade e comportamento animal e engenharia; tecnologias e modelos matemáticos. Equacionamos este referencial teórico através das especificidades do fazer artístico. O resultado desta pesquisa é a simulação computacional de um pet robot para testar o método proposto. __________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to present some theories and methods required to the artificial life design as per the robotic art patterns. It analyses the main discussions on the life concepts as they may change due to the historiography progress. Currently, the understanding of what is effectively alive has been enlarged due to the cybernetic theories. The cybernetics comprising its propositions on systems made life be perceived as a quality of the matter interaction rather than a mere quality intrinsic to the matter itself. Thus, it has contributed to the fact of the organic and inorganic spaces be understood indistinctly making the artificial life possible. Attentive to such question, this work considers the main artists who research it, specifically those who investigate the artificial life made real by means of the robotic art. Among the researches on this area, this study aims to achieve those interested on the investigation and design of robots able to feel and express their emotions and then interact with humans. This robot class presented in this work is called pet robot. Due to the theorical and practical features of this research, our contribution will reflect on the construction of a methodological proposal for the pet robots design. Thus, this research will be based on the theorical concepts of the Biology, the selection of the species, the Psychology and Ethology, personality traits composition and animal behavior and engineering, technological trends and mathematical patterns. We have fulfilled such theorical references by means of the specifications of the artistic designing. The result of this research means the computational simulation of a pet robot in order to test the method proposed. _______________________________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Ce travail considere les théories et méthodes pour la création de la vie artificielle qui est manifestée par l’art robotique. On étudie les discussions principales à propos de la conception de la vie en comprenant que cette perception doit se transformer tout au long du cours historiographique. Récemment, la comprehension de ce qui est vivant s’enlarge à cause des théories de la cybernétique. Celle-ci en considérant ses propositions sur des systèmes a fait la vie être conçue comme une qualité d’interaction de la matière et non seulement comme son qualité intrinsique. Ainsi, elle a ouvert des perspectives pour que les systèmes organiques et inorganiques soient compris indistinctament en montrant que la vie artificielle est possible également. Attentif à cette question, ce travail présente des artistes principaux qui recherchent cette question et especifiquement ceux qui investiguent la vie artificielle qui se matérialise à partir de l’art robotique. Parmi les diverses travaux dans ce sujet-là, ce travail est centré sur ceux qui considèrent l’investigation et la construction des robots capables de sentir et d’expresser des emotions et ainsi interagir avec des humains. Ce groupe des robots est nommé dans cette recherche des pet robot. Dû au charactère théorique-pratique de cette recherche, notre contribution se reflète aussi dans la construction d’une proposition de méthode pour la création des pet robots. Pour cela, on utilise des théories de la biologie, des sélection des espèces, de la psychologie et de l’éthologie, la formation de la personalité et du comportement animal et de l’engénierie, des technologies et des modèles mathématiques. On arrive à mettre en ordre ces conceptions théoriques à partir des especifications du fair artistique. Le résultat de cette recherche est la simulation computationnelle d’un pet robot pour évidencier la pratique de la méthode proposée.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2006.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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