Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18895
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EricaFerrerSantos.pdf3,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Territórios intencionalmente de risco : estudo de caso a respeito da violência na cidade do Rio de Janeiro e no Distrito Federal
Autor(es): Santos, Érica Ferrer
Orientador(es): Araújo Sobrinho, Fernando Luiz
Assunto: Violência
Problemas sociais
Violência urbana - Rio de Janeiro (RJ)
Violência urbana - Distrito Federal (DF)
Data de publicação: 11-Dez-2015
Referência: SANTOS, Érica Ferrer. Territórios intencionalmente de risco: estudo de caso a respeito da violência na cidade do Rio de Janeiro e no Distrito Federal. 136 f., il. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A questão da violência é um tema amplamente debatido nas cidades. Dessa forma, esta pesquisa visa a investigar se a disposição de infraestruturas de forma desigual nos territórios cria diferenças no número de homicídios entre regiões. Para alcançar esse objetivo, será pesquisado o complexo de infraestruturas de hospitais, delegacias, teatros, livrarias, escolas e creches públicas e também o número de homicídios, observando se existe relação entre infraestrutura e homicídios. Os territórios brasileiros a serem analisados serão: os bairros do Leblon, Madureira e Santa Cruz, na cidade do Rio de Janeiro; e as regiões administrativas Taguatinga e Ceilândia, localizadas no Distrito Federal.
Abstract: The issue of violence is a topic widely debated in cities. This research aims to investigate whether the provision of unevenly infrastructure in the territories creates differences in homicides between regions. So is searched the hospital infrastructure complex, police stations, theaters, libraries, schools and public day care centers and the number of homicides, observing if there is a connection between infrastructure and homicide. The Brazilian territories to be analyzed will be: the neighborhoods of Leblon, Madureira and Santa Cruz, in the city of Rio de Janeiro; and the administrative regions Taguatinga and Ceilândia, in the Distrito Federal (Federal District).
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas. Departamento de Geografia, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.18895
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.