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dc.contributor.advisorBorges, Lívia Freitas Fonseca-
dc.contributor.authorCarmo, Ívina Natalino do-
dc.date.accessioned2016-01-08T14:18:38Z-
dc.date.available2016-01-08T14:18:38Z-
dc.date.issued2016-01-08-
dc.date.submitted2015-06-29-
dc.identifier.citationCARMO, Ívina Natalino do. O lugar do estágio supervisionado no currículo da formação de professor de língua inglesa. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19129-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.en
dc.description.abstractExperiências profissionais no exercício da docência em Língua Inglesa e observações durante a formação docente levaram a questionar o modo como o estudante se torna professor dentro do curso de Letras - Inglês. O objetivo central da pesquisa foi analisar o espaço do estágio supervisionado no currículo prescrito (SACRISTÁN, 2000) do curso de Letras - licenciatura em língua inglesa. Os dados da pesquisa foram interpretados em uma dimensão histórico-dialética, por entender que a educação e seus desdobramentos são processos dinâmicos e complexos e que somente podem ser compreendidos se tomados em sua totalidade, bem como não são eventos isolados, acontecem em um contexto histórico e social mais amplo. A pesquisa foi desenvolvida sob abordagem qualitativa, tendo como procedimentos e instrumentos de captura de dados a análise documental e a aplicação de questionários a egressos do referido curso que estejam atuando na profissão no âmbito do Distrito Federal, em instituições educativas escolares ou em escolas de idiomas que ofertam cursos livres de língua inglesa. Entre os documentos oficiais concernentes aos temas que foram analisados, destacamos a diretrizes curriculares para os cursos de Letras, bem como currículos do curso de graduação em licenciatura de Língua Inglesa em andamento no Distrito Federal após a implantação das referidas diretrizes curriculares. Na abordagem metodológica da pesquisa dialogamos com as obras referenciais de: Gil (2011), Minayo (2012) e Frigotto (2000). As discussões curriculares localizam-se em uma perspectiva crítica a partir de Borges (2011), Silva (2011), Sacristán (2000). No tocante a formação docente e ao ensino de língua inglesa a pesquisa apoiou-se nos trabalhos de Freitas (1996), Kulcsar (2013), Lüdcke (2012). Os resultados da pesquisa apontam a necessidade de maior integração entre teoria e prática na formação inicial do docente de língua inglesa, bem como uma maior destinação de carga horária no currículo da graduação para o estágio supervisionado. Nossa expectativa é que o trabalho suscite reflexões e discussões acerca da formação docente e o espaço do estágio supervisionado no currículo para essa formação seja redimensionado e mais bem valorizado.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO lugar do estágio supervisionado no currículo da formação de professor de língua inglesaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordCurrículosen
dc.subject.keywordEstágio supervisionadoen
dc.subject.keywordProfessores de inglês - formaçãoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19129-
dc.description.abstract1Professional experience in the practice of teaching English Language and observations during the teacher training course led us to question how the student becomes a teacher within the English Language course. The objective of the research is to analyze the space taken by the supervised internship under the prescribed curriculum (SACRISTÁN, 2000) presented at the English course degree. The survey data were interpreted in a historical and dialectical dimension, understanding that education and its developments are dynamic and complex processes and that can only be understood if taken in its entirety, and are not isolated events, take place in a historical context and wider social. The research presented a qualitative approach and had as procedures and instruments to colect data a document analysis and questionnaires to graduates from the course analyzed, thhose graduates are teaching in regular schools or language schools at Distrito Federal. Among the official documents concerning the topics that were analyzed, we highlight the curriculum guidelines for languges courses, as well as undergraduate curricula in English Language degree that are in progress at Distrito Federal after the implantation of the mentioned guidelines. The methodological approach of the research dialogues with the works of: Gil (2011), Minayo (2012) and Frigotto (2000). Curricular discussions are located in a critical perspective from Borges (2011), Silva (2011), Sacristan (2000). Regarding the teacher training and English language teaching we support our research in the works of Freitas (1996), Kulcsar (2013), Lüdcke (2012). The survey results point to the need for greater integration of theory and teaching practice as well as a bigger space for supervised internship. Our expectation is that this work raises reflections and discussions about teacher training and the teaching supervised internship' space in the curriculum, which may be resized and better valued.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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