http://repositorio.unb.br/handle/10482/19142
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_MariaPaulaVasconcelosTaunay.pdf | 4,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Paisagens da memória : museu da educação do Distrito Federal |
Autor(es): | Taunay, Maria Paula Vasconcelos |
Orientador(es): | Dias, Ângela Álvares Correia |
Coorientador(es): | Teles, Lúcio França |
Assunto: | Memória social Teixeira, Anísio, 1900-1971 - crítica e interpretação Museologia Educação e cultura |
Data de publicação: | 8-Jan-2016 |
Data de defesa: | 1-Jul-2015 |
Referência: | TAUNAY, Maria Paula Vasconcelos. Paisagens da memória: museu da educação do Distrito Federal. 2015. 302 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A tese mapeia as paisagens da memória educativa do Distrito Federal face à iniciativa de criação do seu Museu da Educação (MUDE) desenvolvido no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Fundamenta-se no conceito de experiência segundo os referenciais teóricos de Walter Benjamin e John Dewey e de memória segundo Maurice Hallbwacks como categorias de estudo. O texto aborda na relação entre escolas e museus, o panorama de possibilidades que daí emerge para a constituição do patrimônio e da cultura educativa. Estuda-se o papel de intelectuais que anteciparam a coleta de objetos e a pesquisa em memória educativa como Roquette-Pinto e Darcy Ribeiro. Também analisa a contribuição de Anísio Teixeira como ideólogo do modelo pragmático de educação utilizado nos primórdios da educação do Distrito Federal e o papel da escola como viveiro de experiências educativas. É narrado o processo de criação do Museu da Educação do Distrito Federal como um território de paisagens de memória educativa tendo em vista a elaboração de seu Plano Museológico. Apresentam-se características do seu acervo, desenvolvido por metodologia de história oral, coletada e inventaria danos depoimentos dos seus professores pioneiros e outras iniciativas relativas ao tema. Neste sentido, aproximam-se os horizontes da Museologia e da Educação compartilhando a necessidade de aperfeiçoamento das didáticas e linguagens diante do florescimento de museus e centros de memória educativa no Brasil e em outros países. Ainda apresentam-se os elementos da memória da educação pública do Distrito Federal como alternativas sustentáveis para a qualificação profissional de professores e outros profissionais da educação. |
Abstract: | The thesis maps the landscape of educational memory of the Distrito Federal due to the initiative of creating your Museum of Education (MUDE) developed within the Faculty of Education at the University of Brasilia. It is based on the concept of experience in accordance with the theoretical framework of Walter Benjamin and John Dewey and memory in Maurice Hallbacks as study categories. The paper focuses on the relationship between schools and museums, the panorama of possibilities that there emerges for the creation of wealth and educational culture. It studies the role of intellectuals who anticipated the collection of objects and research in educational memory as Roquette-Pinto and Darcy Ribeiro. Teixeira also analyzes the contribution as ideologue of the pragmatic model of education used in the early education of the Distrito Federal and the school's role as nursery educational experiences. It is narrated the process of creation of the local Museum of the Education as a cult territory of educational memory of landscapes with a view to preparing its Museological Plan. They present characteristics of its collection, developed by methodology of oral history, collected and inventoried in the statements of its pioneering teachers and other initiatives relating to the theme. In this sense, it is close to the horizon of Museology and Education share the need for improvement of teaching and languages before the flowering of museums and educational memory centers in Brazil and other countries. Still appear, memory elements of local public education as a sustainable alternative to the qualification of teachers and other education professionals. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.T.19142 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.