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Título: Cuidados paliativos e subjetividade : ações educativas sobre a vida e o morrer
Autor(es): Silva, Giselle de Fátima
Orientador(es): González Rey, Fernando Luis
Assunto: Tratamento paliativo
Educação em saúde
Desenvolvimento humano
Tanalogia
Data de publicação: 14-Jan-2016
Referência: SILVA, Giselle de Fátima. Cuidados paliativos e subjetividade: ações educativas sobre a vida e o morrer. 2015. 236 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Os Cuidados Paliativos (CP) são considerados como uma abordagem à saúde humana que rompe com o paradigma biomédico para uma assistência integral às pessoas que vivem ou lidam com doenças ameaçadoras da vida. A implementação de serviços de CP no Brasil encontra desafios de ordem institucional, governamental e educacional. De modo geral, observa-se que o modelo de ensino nas faculdades de saúde se pauta exclusivamente na lógica tecno-científica centrada na patologia, desconsiderando-se a singularidade complexa do ser humano. Esta (de)formação do profissional da saúde impede uma assistência à vida do paciente em CP, culminando com o seu abandono e morte indigna nos bastidores hospitalares, além da angústia vivenciada por familiares. Neste espectro é pertinente o desenvolvimento de estudos que apresentem reflexões críticas sobre esta realidade e que possibilitem o desenvolvimento de sistemas educativos que permitam transcender o ensino tecnológico e cientificista nas práticas de saúde. A presente pesquisa, respaldada pela Teoria da Subjetividade, teve como principal objetivo apresentar ações educativas sobre a vida e o morrer orientadas à dimensão subjetiva dos profissionais da saúde inseridos no contexto de CP. A partir do método construtivo-interpretativo da Epistemologia Qualitativa, foram desenvolvidas dinâmicas conversacionais, complemento de frases e observação participante com seis paliativistas que atuam em serviços públicos de CP do Distrito Federal. Mediante as construções interpretativas desenvolvidas a partir do momento empírico, a prática do paliativista apresentou-se constituída subjetivamente por elementos da sua história de vida, crenças e valores, além da subjetividade social da cultura brasileira, das instituições de ensino e de saúde que também integram recursivamente o fazer desses profissionais. Observou-se que a relação com o paciente, familiares e equipe multiprofissional teve uma função educativa aos paliativistas. Ademais, a natureza do serviço de CP, em que há um contato estreito com o sofrimento humano, propicia inúmeras configurações subjetivas relativas à espiritualidade, sentido da vida, do outro, de si e do mundo. Com base nas construções interpretativas das produções de sentidos subjetivos dos paliativistas, foi desenvolvido um sistema educativo que integra várias ações educativas sobre a vida e o morrer que ultrapassa uma aprendizagem formal, limitada a apreensão conteudista de teorias e aspectos técnicos, para propostas educativas que valorizam: o paciente enquanto ser humano; a história de vida do paliativista e seu desenvolvimento pessoal; conhecimento de práticas integrativas; o diálogo como fonte de aprendizado; a espiritualidade; revisão de prioridades no sistema de saúde e participação social no desenvolvimento de políticas públicas em saúde.
Abstract: In its approach to human health, Palliative Care (PC) breaks with the biomedical paradigm by promoting a comprehensive health care to people living or dealing with life threatening diseases. The implementation of PC services in Brazil faces challenges of institutional, governmental and educational order. In general, it is observed that the teaching model of faculties of health is based on the techno-scientific logic focused on pathology and disregards the complex singularity of the human being. This (de)training of health professionals prevents assistance to the patient's life in PC, which culminates in their abandonment and undignified death in the hospital scenes, as well as in the anguish experienced by families. In this context, the development of studies that present critical reflections on this reality is relevant, because it fosters the development of educational systems that allow transcending the technological and scientistic teaching in health practices. This research, supported by the Theory of Subjectivity, aimed to present educational activities on life and dying, oriented to the subjective dimension of health professionals inserted in the PC context. From the constructive-interpretative method of Qualitative Epistemology, conversational dynamics, completion of phrases and participant observation were developed with six PC workers, who work in PC public service of the Brazilian Federal District. By interpretative constructions, it was argued that the practice of PC workers was subjectively constituted by elements of their life story, beliefs and values, as well as by the social subjectivity of Brazilian culture, educational and health institutions which also recursively integrate these professionals’ actions. It was discussed that the relationship between the patient, the family and the multidisciplinary team had an educational function to PC workers. Moreover, the nature of PC service, where there is close contact with human suffering, provides numerous subjective configurations of spirituality, sense of life, sense of the other, sense of themselves and sense of the world. Based on the interpretive constructions of the production of subjective senses of PC workers, an educational system has been developed which integrates many educational activities on life and dying that goes beyond the formal learning focused on pathology, limited to practices limited to contents of theories and technical aspects. This educational system emphasizes: the patient as a human being; the PC worker’s life story and personal development; knowledge of integrative practices; the dialogue as a source of learning; spirituality; review of priorities in the health system and social participation in the development of public health policies.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.10.T.19165
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