http://repositorio.unb.br/handle/10482/19199
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2013_ClaudiaHeloisaSchmeiskeDaSilva.pdf | 4,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Leitura na escola : as contribuições da coordenação pedagógica na formação de leitores competentes |
Autor(es): | Silva, Claudia Heloisa Schmeiske da |
Orientador(es): | Bortoni-Ricardo, Stella Maris |
Assunto: | Leitura - ensino Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil) Avaliação educacional Letramento |
Data de publicação: | 20-Jan-2016 |
Data de defesa: | 18-Out-2013 |
Referência: | SILVA, Claudia Heloisa Schmeiske da. Leitura na escola: as contribuições da coordenação pedagógica na formação de leitores competentes. 2013. 210 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa de cunho etnográfico foi analisar em que medida a escola está utilizando os indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB - Prova Brasil 2005, 2007 e 2009, Língua Portuguesa 5º ano, para melhorar o ensino de leitura na escola. Para isso, no referencial teórico, apresentaram-se um breve Histórico da Avaliação Educacional no Brasil; uma reflexão acerca da avaliação Internacional no país; uma apresentação e reflexão sobre as bases teórico-metodológicas do – SAEB e da Prova Brasil. Expuseram-se concepções de letramento e de leitura em várias perspectivas desenvolvidas por estudiosos do assunto e a concepção de leitura subjacente à Prova Brasil, bem como reflexões sobre a compreensão leitora. Ademais, apresentaram-se também questão histórico-político-social da coordenação pedagógica no Brasil e a questão da formação continuada de professor no espaço da coordenação pedagógica. Essas bases teóricas edificaram as análises dos resultados desta investigação que se tencionou à verificação do uso dos indicadores de desempenho e rendimento escolar nas reuniões de coordenação pedagógica coletiva. Para isso, foram feitas observações nessas reuniões, com professores e a equipe gestora em uma escola pública de Ensino Fundamental de Brasília-DF. Nesses encontros, verificou-se sobre a utilização dos boletins da Prova Brasil e os indicadores do Ideb para a discussão dos resultados e a proposição de mudança para melhoria no ensino de leitura na escola, e reflexões acerca da formação continuada dos professores no espaço da coordenação. Além das observações, foram analisados os boletins de desempenho da Prova Brasil e dos rendimentos do Ideb; investigou-se o projeto político-pedagógico da escola no que diz respeito ao ensino de leitura; entrevistou-se a diretora para verificar a sua concepção de avaliação externa e a sua concepção de leitura. Finalmente foram discutidos os resultados desta pesquisa etnográfica, estabelecendo-se a relação com a asserção geral e as subasserções desta investigação destacando a importância da coordenação pedagógica na formação de leitores competentes. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The purpose of this ethnographic research is to analyze the extent to which the school is using the indicators of the National System for Evaluation of Basic Education – SAEB – Prova Brasil (Brazil Test) 2005, 2007 and 2009, Portuguese Language 5th grade, to improve the teaching reading at school. Thereunto, in the theoretical framework, a brief history of Brazil's education evaluation, a reflection about international evaluation in our country and a discussion about theoretical and methodological bases of SAEB and Prova Brasil were presented. Concepts of literacy and reading in many perspectives developed by scholars of the subject and the concept of reading underlying Prova Brasil, as well as reflections about reading comprehension were exposed. Moreover, the historical-political-social issue from pedagogical coordination in Brazil and the issue of continuing education for teachers within the educational coordination were presented. These theoretical bases built the results of this research which is intended to verify the use of performance indicators and academic performance in the collective pedagogical coordination meetings. Therefore, observations were made at these meetings, with teachers and the management team, in a public elementary school of Brasília-DF. In these meetings, it was verified the use of Prova Brasil reports and Brazilian Basic Education Development Index - IDEB - indicators for discussing the results and proposing changes to improve the teaching of reading at school. In addition to the observations, Prova Brasil performance reports and IDEB performance were analyzed; the political-pedagogical project of the school, with regard to the teaching of reading, was investigated; the principal was interviewed in order to verify her concept of external evaluation and her concept of reading. Finally the results of this ethnographic research are discussed, establishing the relationship with the general assertion and the specific assertions in this investigation. ___________________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ L‘objetif de cette recherche de mentions ethnografique est analyser mesure l‘école utilize les indicateurs de le systéme national de l‘évaluation de l‘éducation de Base SAEB- Évaluation Brésil dans lesans 2005, 2007 et 2009, de la langue portugaise du 5°cinquiémeannée, pour améliorer l‘enseignement de La lecture dans l‘école. Pour cette raison em la référence théorique, il est presente ici, um bref historique de l‘évaluation de l‘éducationau Brésil; et une refléxion á propos de l‘évaluation étranger dans le pays. Une présentation á propôs de les Bases théorique-méthodologique du SAEB, et de La Évaluation Brésililé tait exposé conceptions de l‘alphabétization et de La lecture en diferente avis développé pour lês chercheurs de cette théme et lacon ception derriére á Évaluation Brésil, bien comme dês refléxions sur de la compréhension em lecture. De plus, Il était presente des questions historique-politique-sociale de la pédagogique coordination au Brésil et la question de L\la continue enseignant formation de dans le lieu de la coordination pédagogique. Ces bases théorique sá souteni l‘analyses des résultats de cette investigation que avaitl‘intention á vérifier l‘utilisation d‘indicateurs de la performance et leren de ments colaire de dans réunion save cen seignants et l‘équipe de direction dans une école publique de l‘enseignement elémentaire á Brasília, DF. Dans cette réunion sil était constaté de lasur l‘utilisation de bulletins de La Brésil Évaluation et Les indicateurs Du Ideb, pour La discussion de résultats et La proposition de change ment pour améliorer dans l‘enseignement de La lecture á l‘école. Etré flexions surla continue formation dês enseignants dans Le lieu de La coordination. D‘ail leurs les observations, Il était fait des analyses Du bulletins de La Brésil Évaluation et les résultats Du Ideb; Il ya été examine le projet politique-pédagogique de l‘école á propos de l‘enseignement de la lecuture; Il ya avait une entrevue avec le directeur pour vérifier votre conception d‘évaluation exterieur e votre conception de la lecture. Enfin, sonta bordées les résultats de cette recherche ethnografique, eta blissentla relation avec la proposition générale et sub-propositions de cette enquête. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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