Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende | - |
dc.contributor.author | Toni, Kelly Cristina Wilhelm de | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-22T11:29:10Z | - |
dc.date.available | 2016-01-22T11:29:10Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-22 | - |
dc.date.submitted | 2015-07-02 | - |
dc.identifier.citation | TONI, Kelly Cristina Wilhelm de. A educação corporativa sob a perspectiva da inteligência organizacional: uma proposta de metodologia para análise da relação. 2015. xiii, 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19225 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015. | en |
dc.description.abstract | Aponta a educação corporativa como uma alternativa para suprir as organizações dos instrumentos necessários para desenvolver e aprimorar a inteligência individual e organizacional. Sob tal premissa, busca investigar como essa conexão ocorre entre a inteligência organizacional e a educação corporativa, visando avaliar a capacidade da organização em obter novos conhecimentos, aprender e incorporar novas competências às práticas de negócio. Propõe uma metodologia para análise da relação entre as duas abordagens em um contexto institucional. Identifica as suas principais teorias e tenta realizar as respectivas convergências. Define um conjunto de elementos comuns e aderentes à inteligência organizacional e educação corporativa, e utiliza o mesmo como instrumento para examinar a ligação procedente/emergente. Esses elementos correspondem à aquisição de conhecimentos (Captura), à interação e troca de conhecimentos (Compartilhamento), à visão ou significado compartilhado (Significado) e à cultura de aprendizado (Cultura). A coleta dos dados foi aplicada e analisada quantitativamente no âmbito do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac Goiás. O resultado consolidado de aderência entre a inteligência organizacional e a educação corporativa na instituição, mostrou uma média geral, como sendo de grau forte (79%). A análise de correlação demonstrou que existe uma correspondência ou reciprocidade entre os elementos aplicados e que são comuns às abordagens pesquisadas no ambiente. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | A educação corporativa sob a perspectiva da inteligência organizacional : uma proposta de metodologia para análise da relação | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Educação corporativa | en |
dc.subject.keyword | Inteligência organizacional | en |
dc.subject.keyword | Gestão do conhecimento | en |
dc.subject.keyword | Aprendizagem organizacional | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19225 | - |
dc.description.abstract1 | Points corporate education as an alternative to meet the organizations the necessary tools to develop and improve individual and organizational intelligence. Under such a premise, investigates how this connection occurs between organizational intelligence and corporate education, to evaluate the organization's ability to gain new knowledge, learn new skills and incorporate business practices. It proposes a methodology for relationship analysis between the two approaches in an institutional context. Identifies its main theories and tries to perform their convergences. Defines a set of common elements and adhering to organizational intelligence and corporate education, and uses this as a tool to examine the coming / emerging bond. These elements correspond to knowledge acquisition (Capture), the interaction and knowledge sharing (sharing), the shared vision or meaning (Meaning) and learning culture (Culture). Data collection was applied and analyzed quantitatively under the National Commercial Training Service – Senac Goiás. The consolidated results of adhesion between the organizational intelligence and corporate education in the institution, showed an overall average, as strong degree (79%). Correlation analysis showed that there is a match or reciprocity between the applied and elements that are common to approaches surveyed in the environment. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|