Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19255
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JeanMarloPepinoDePaula.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorShimoishi, José Matsuo-
dc.contributor.authorPaula, Jean Marlo Pepino de-
dc.date.accessioned2016-01-24T13:48:34Z-
dc.date.available2016-01-24T13:48:34Z-
dc.date.issued2016-01-24-
dc.date.submitted2015-06-26-
dc.identifier.citationPAULA, Jean Marlo Pepino de. Diretrizes para um sistema de monitoramento e avaliação das políticas públicas para infraestrutura federal de transportes. 2015. xv, 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19255-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.en
dc.description.abstractQuando os planos são idealizados sem a representação e o entendimento adequados do ambiente ao qual estará sujeito, enfrentam duros obstáculos que consomem recursos ao serem executados e comprometem a apropriação do seu produto pelos beneficiários. A dificuldade do setor público brasileiro para prover tempestivamente uma infraestrutura de transportes demonstra esta fragilidade para entender como influencia e é influenciado pelo mundo real, carecendo de ferramentas que o permita se adequar e se aprimorar. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar diretrizes para fomentar uma abordagem sistêmica da infraestrutura federal de transportes. Os conceitos extraídos da Teoria Geral dos Sistemas e compatibilizados com as recomendações e as práticas nacionais e estrangeiras permitiram definir diretrizes para a criação de um Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA) aplicáveis a qualquer área. A especificidade de um SMA para o setor de infraestrutura federal de transportes foi obtida por meio de uma pesquisa Delphi com especialistas afins, os quais opinaram sobre o estágio atual e importância dos aspectos que definem as diretrizes para o setor. Entre os doze aspectos que definem estas diretrizes se destaca a liderança operacional, que possui atualmente a maior precariedade no setor e importância equivalente aos demais. Este aspecto é pouco delimitado pelas práticas e experiências nacionais e internacionais, mas possui fundamental participação para garantir o sucesso desses sistemas no país.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDiretrizes para um sistema de monitoramento e avaliação das políticas públicas para infraestrutura federal de transportesen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTransportes - planejamentoen
dc.subject.keywordInfraestrutura de transporteen
dc.subject.keywordTransportes - política públicaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19255-
dc.contributor.advisorcoRodrigues, Martha Veras-
dc.description.abstract1When plans are designed without adequate representation and understanding of the environment to which is submitted, they face tough obstacles that consume resources when executed and compromise the product ownership by the beneficiaries. The difficulty of the Brazilian public sector to provide adequate transport infrastructure in time demonstrates the weakness of this system to understand how it influences and is influenced by the real world, lacking tools that will enable you to adapt and improve. Thus, this work present guidelines to encourage a systemic approach to federal transportation infrastructure. The concepts taken from the General Systems Theory and matched with the recommendations and national and foreign practices have enabled the drawing of guidelines for the creation of a Monitoring and Evaluation System (M&E) applicable to any area. The specificity of a M&E to the federal transport infrastructure sector was obtained through a Delphi survey with related experts, which gave their opinions about the current status and importance of the aspects that define the guidelines for the sector. Among the twelve aspects presented in these guidelines, highlights the operational leadership, which currently has the most precarious in the sector and equivalent importance to the other. This is somewhat bounded by national and international practices and experiences, but has a fundamental participation to ensure the success of these systems in the country.-
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.