Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | González Rey, Fernando Luis | - |
dc.contributor.author | Teles, Ana Maria Orofino | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-25T15:31:43Z | - |
dc.date.available | 2016-01-25T15:31:43Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-25 | - |
dc.date.submitted | 2015-04-20 | - |
dc.identifier.citation | TELES, Ana Maria Orofino. Por uma pedagogia com foco no sujeito: um estudo na licenciatura em Educação do Campo. 2015. xii, 195, n f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19305 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2015. | en |
dc.description.abstract | Esta tese se inscreve em um modelo de ciência que não busca a comprovação e a padronização, pois o paradigma que a orienta é o da reflexão, da dialógica construtiva e da valorização da singularidade. Por esta via, busca ampliar o debate sobre a integralidade entre sujeito e objeto na educação. Para isto, pauta-se na teoria do conhecimento que considera em unidade o conhecimento e o conhecedor. Como forma de fundamentar este estudo, buscou apoio na teoria da subjetividade que, sob uma perspectiva cultural e histórica, define o sujeito como o momento singular da dinâmica multidimensional humana, momento este que se faz pela tensão constante com o subjetivo social marcado pela unidade simbólico-emocional. O campo de pesquisa, que possibilitou o aprofundamento deste estudo da integralidade entre o sujeito e objeto como unidade na educação, foi o curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. Esse curso, dentro das muitas especificidades que possui, utiliza como estratégia de ação a pedagogia da alternância que, supostamente, busca integrar em unidade o licenciando (sujeito) e sua realidade de morador do campo (objeto) em ações de inserção na comunidade, proporcionando conjugar a teoria e a prática na práxis dialética. Foram participantes da pesquisa professores e estudantes, assim como os componentes curriculares que integravam as ações destes docentes e discentes no desafio da alternância. O objetivo geral de pesquisa foi elaborar em que sentido a pedagogia da alternância possibilita ou não consolidar a unidade entre o sujeito e seu objeto de conhecimento e, como um processo de investigação qualitativa, possibilitou gerar mais inteligibilidade sobre a pedagogia em si mesmo como um suporte reflexivo à compreensão da unidade sujeito-objeto, conhecimento-conhecedor, aprendiz-aprendizagem e produtor-produto, uma vez que identificou que as vivências são o ponto forte do processo de construção do conhecimento e as singularidades são o que define as estratégias de produção e ação. Nesse sentido, defende-se que a educação, em seu sentido amplo e transformador, precisa pautar suas estratégias pedagógicas em ações criativas que conjuguem o sujeito que aprende ao conhecimento, de forma a romper com a alienação clássica entre o sujeito e seu objeto do conhecimento. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Por uma pedagogia com foco no sujeito : um estudo na licenciatura em Educação do Campo | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Sujeito (Filosofia) | en |
dc.subject.keyword | Subjetividade | en |
dc.subject.keyword | Pedagogia | en |
dc.subject.keyword | Educação do campo | en |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento humano | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.T.19305 | - |
dc.description.abstract1 | This thesis is inscribed in a model of science that does not seek for verification and standardization, since the paradigm that guides it is based in the reflection and in the constructive dialogue. By this means, it seeks to broaden the discussion on the integralitty between subject and object in education. For this, the work was based on a theory of knowledge that considers knowledge and knower as a unity. In order to substantiate this study, it sought support in the theory of subjectivity that, from a cultural and historical perspective, defines the subject as the singular moment in human multidimensional dynamics, a time of constant tension with the social subjectivity marked by the symbolic-emocional unity. The field used for the further development of the study of the relationship between subject and object as a unit was the Graduation Course in Countryside Education at the University of Brasilia. This special course, among its specifics, uses as an action strategy the pedagogy of alternation that supposedly seeks to integrate in the licensing student (subject) and his/her rural living reality (object) inserting actions in the community, providing the combination of theory and practice in his/her dialectical praxis. The participants of this investigation was de teachers anda the students and de curricular componentes in wich they use to meet in the challenge os the pedagoy of alternation. The research goal was to develop in what sense and meaning the pedagogy of alternationenables or not to consolidate the unity between the subject and it object of knwoledge and, as a qualitative reaserach, this study made possible to generate intelligibility on the itself pedagogy as reflective support the understanding of subject-object unity, knowledge-knowing, learning and learner-producer-product, since it was identified that their experiences are the strong point of the knowledge construction process and the singularities of each student define the strategies of production and action. In this sense, it is argued that education, in the broad transforming sense, must base teaching strategies in creative actions that link the subject that is learning to knowledge, in order to break with the classic alienation between the subject and his object of knowledge. | - |
dc.description.abstract2 | Esta tesis se inscribe en un modelo de la ciencia que no busca la verificación y
la normatización, puesto que el paradigma que la guía es la reflexión, el diálogo
constructivo y la apreciación de la singularidad. De esta manera, se busca
ampliar el debate sobre la integralidad del sujeto y el objeto en la educación.
Para esto, usa como base la teoría del conocimiento que considera la unidad
entre el conocimiento y el conocedor. Con el fin de corroborar este estudio, buscó
apoyo en la teoría de la subjetividad que, desde el punto de vista cultural e
histórico, define el objeto como el momento singular en la dinámica
multidimensional humana, en la tensión constante con lo subjetivo social
marcado por la unidad simbólica -emocional. El campo de la investigación que
permitió la profundización del estudio de la integralidad entre el sujeto y el objeto
como una unidad en la educación, fue la Licenciatura en Educación em el Campo
de la Universidad de Brasilia. Este curso, en las muchas particularidads que
tiene, utiliza como una estrategia de acción a la pedagogía de la alternancia que,
supuestamente, busca integrar en una unidad el licenciando (sujeto) y su
realidad de residente del campo (objeto) en acciones de inserción en la
comunidad, proporcionando la combinación de teoría y práctica en la praxis
dialéctica. Fueran participantes de la investigación los profesores y estudiantes,
así como los componentes curriculares que conjugavan las acciones de estos
profesores y estudiantes en el desafío alternancia. El objetivo de la investigación
fue desarrollar en qué sentido la pedagogía de la alternancia permite o no la
consolidación de la unidad entre el sujeto y su objeto de conocimiento y,como un
proceso de investigación cualitativa, permitió generar inteligibilidad a la
pedagogía de si mismo como apoyo reflexivo a la comprensión de la unidad de
sujeto-objeto, conocimiento-conocedor, alumno y aprendizaje y el productorproducto,
ya que identifico que las experiencias son el punto fuerte del proceso
de construcción del conocimiento y las singularidades son lo que define las
estrategias de producción y acción. En este sentido, se defiende que la
educación, en su sentido más amplio y transformador, debe basar sus
estrategias de enseñanza en acciones creativas que combinen el aprendizaje al
sujeto e a los conocimientos, a fin de romper con la enajenación clásica entre el
individuo y su objeto del conocimiento. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|