Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1930
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_RosanaAndreaCostaCastro.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Tecnologias de informação e comunicação : implicações da imagem digital para arte/educação contemporânea
Autor(es): Castro, Rosana Andréa Costa de
Orientador(es): Venturelli, Suzete
Assunto: Arte e educação
Imagens digitais
Cultura digital
Cultura visual
Multiculturalidade
Imagens, ilustrações, etc.
Arte - estudo e ensino
Comunicações digitais - aspectos sociais
Arte por computador
Data de publicação: 10-Dez-2008
Referência: CASTRO, Rosana Andréa Costa de. Tecnologias de informação e comunicação: implicações da imagem digital para arte/educação contemporânea. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação resultaram, entre outros contextos, no surgimento da cultura digital e do ciberespaço. A digitalização remete ao conceito de interatividade que, por sua vez, concretiza-se nas relações que se estabelecessem na rede mundial de computadores. As imagens digitais constituem parte da linguagem disseminada no ciberespaço. As interfaces gráficas integram esse escopo e têm papel de destaque no estabelecimento da interação usuário/máquina e usuário/usuário. A vasta quantidade de equipamentos digitais, trazidos pelas TIC, facilitou sobremaneira o acesso à produção e difusão de imagens. Até então, essa produção estava subordinada aos sistemas analógicos que demandam conhecimentos técnicos e máquinas específicas. Como, por exemplo, equipamentos de revelação fotográfica e máquinas de imagens para cinema. E ainda no caso das artes visuais, uma produção imagética que depende de habilidade manual e destreza psicomotora. A arte/educação, por intermédio do ensino/aprendizagem das artes visuais, leva para salas de aula o estudo e a produção de imagens. O que muda nessa prática pedagógica com a introdução das TIC no contexto educacional? Quais as implicações da imagem digital para a arte/educação contemporânea? Esse foi o foco da pesquisa que originou a presente dissertação. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Information and Communication Technologies – ICTs – resulted, in other contexts, in the arisen of digital culture and cyberspace. Digitalization refers to the interactivity concept, which in its turn, is realized in the relations established in the computer world wide web. Digital images are, in part, a language disseminated in the cyberspace. Graphical interfaces are part of this scope and have a prominent role in the establishment of the user/machine and user/user interactions. The vast number of digital equipment, brought by ICTs, particularly facilitated access to image production and dissemination. So far, this production and dissemination was subordinated to analogical systems that demanded technical knowledge and specialized machines. As an example, photography reveal and cinema image production equipment. And, more specifically in art issue, an image production which dependeds on the technical ability and psychomotor dexterity. The art/education, through the teaching/learning of the visual arts, brings for classrooms the image study and production. What changes in this pedagogical practice with the introduction of ICTs in the educational context? What are the implications of digital images for the contemporaneous art/education? This was the focus of the research which originated the present dissertation.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2008.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.