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2015_FranciscoJacksonAlvesFreitas.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMonteiro, Simone Borges Simão-
dc.contributor.authorFreitas, Francisco Jackson Alves de-
dc.date.accessioned2016-01-26T12:16:34Z-
dc.date.available2016-01-26T12:16:34Z-
dc.date.issued2016-01-26-
dc.date.submitted2015-09-10-
dc.identifier.citationFREITAS, Francisco Jackson Alves de. Proposta de implementação do gerenciamento de serviços de tecnologia de informação no Centro de Informática da Universidade de Brasília. 2015. 183 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19351-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Mestrado Profissional em Computação Aplicada, 2015.en
dc.description.abstractA importância do setor de TI está cada vez mais evidente e passou a ser um ativo imprescindível nos negócios. Porém, sua visibilidade quanto à qualidade de seus serviços ainda não está consolidada, principalmente quando o cenário são as Instituições Públicas. Nesse sentido, a utilização de boas práticas recomendadas, tanto pelos frameworks como pelos órgãos de fiscalização e de controle, se constitui como medida essencial para o sucesso da gestão dos serviços de TI. Associado ao uso das boas práticas, a utilização de metodologias de gestão de risco também é fundamental para que órgão de TI contribua efetivamente e crie valor para a organização. Nesse estudo de caso, por meio de abordagens qualitativa e quantitativa, utilizou-se pesquisas relacionadas aos serviços de negócio do Centro de Informática da Universidade de Brasília a fim de propor melhorias com base nas boas práticas de gerenciamento de serviços de TI e de gestão de risco, nos serviços considerados críticos do órgão. Para isso, foi necessário identificar e classificar os serviços de TI na visão dos gestores do órgão e identificar e priorizar os serviços críticos na visão dos clientes de TI. Com esses dados foi possível realizar o levantamento dos riscos dos serviços para identificar os pontos vulneráveis dos processos; o mapeamento e o redesenho dos processos envolvidos. Como resultado, é proposta a implementação de uma estrutura baseada em processos de gerenciamento de TI, composta por um conjunto de documentos que visam a melhoria da gestão dos serviços do órgão, utilizando recomendações da ITIL V3 e COBIT 5, bem como a implementação de um plano de gestão de risco com base na Norma ABNT ISO/IEC 31000:2009.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleProposta de implementação do gerenciamento de serviços de tecnologia de informação no Centro de Informática da Universidade de Brasíliaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordGerenciamento de serviços de tecnologia da informaçãoen
dc.subject.keywordGestão de riscosen
dc.subject.keywordGestão de processosen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.09.D.19351-
dc.contributor.advisorcoSouza, João Carlos Félix-
dc.description.abstract1The importance of the IT sector is increasingly evident and it has become an indispensable asset in business. However, how it is looked at regarding service quality has not yet solidified, especially within public institutions. In this sense, the use of best practices by frameworks and supervision and control agencies constitutes an essential measure for success in the management of IT services.Associated with the use of best practices, the use of risk management methodologies becomes essential for IT agencies to contribute effectively and to add value to the organization. In this case study, through qualitative and quantitative approaches, we used research done on the services performed by the Computer Centre of the University of Brasilia to propose improvements based on best practice management of IT services and management of services considered critical within this agency. In order to accomplish that, it was necessary to identify and classify the IT services through the point of view of agency managers, and categorize and prioritize critical services through point of the view of IT customers. With these data it was possible to survey the risks inherit to the services and to identify vulnerable points in the processes; and then to map and redesign them.As a result, the proposal is to implement a structure based on IT management processes consisting of a set of documents aimed at improving the management of services of the agency, using the ITIL v3 and COBIT 5 recommendations, as well as the implementation of a risk management plan based on the ISO / IEC 31000: 2009 Standard.-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciência da Computação (IE CIC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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