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2015_KelliAdrianedeCarvalho.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSousa, Jonilto Costa-
dc.contributor.authorCarvalho, Kelli Adriane de-
dc.date.accessioned2016-02-04T20:29:56Z-
dc.date.available2016-02-04T20:29:56Z-
dc.date.issued2016-02-04-
dc.date.submitted2015-12-09-
dc.identifier.citationCARVALHO, Kelli Adriane de. Gestão por processos organizacionais na Universidade de Brasília: estudo de caso. 2015. 145 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)–Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19446-
dc.descriptionDissertação (mestrado)–Universidade de Brasília, Universidade UnB de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2015.en
dc.description.abstractEste estudo investiga o processo de evolução da Universidade de Brasília em termos de uma instituição orientada por processos, como consequência da necessidade em se adotar uma gestão focada em resultado, no desempenho, nos clientes e na substituição de uma estrutura hierárquica e centralizada para uma menos centralizada. Com base na literatura pertinente ao tema, foram apresentadas e discutidas diversas concepções teóricas acerca da gestão por processos, focalizando na metodologia utilizada para sua implantação, bem como nos fatores críticos de sucesso decorrentes dessa implantação. Sob a forma de estudo de caso, os resultados obtidos por meio de análise documental e entrevistas semi-estruturadas possibilitaram a categorização desse modelo na Instituição pesquisada. Foram identificadas quatro categorias relacionadas a origem, propósitos estratégicos, vantagens e dificultadores para essa adoção, assim como a metodologia utilizada e os processos críticos diagnosticados. Conclui-se que a gestão por processos permite à Instituição ter capacidade de se adequar às mudanças sociais, políticas e tecnológicas, de modo a possibilitar uma flexibilidade e eficiência, proporcionando a melhoria contínua dos processos administrativos e organizacionais, e gerando serviços de qualidade e que atendam satisfatoriamente às necessidades do cidadão.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleGestão por processos organizacionais na Universidade de Brasília : estudo de casoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordGestão de processosen
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliaen
dc.subject.keywordInstituições públicasen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19446-
dc.description.abstract1This study investigates the process of evolution at the University of Brasilia in terms of an institution guided by processes as a result of the necessity to adopt a management focused on results, performance, customers and the replacement of a hierarchical and centralized structure to a less centralized. Based on the literature concerning the matter has been presented and discussed various theoretical conceptions of process management, focusing on the methodology for its implementation as well as the critical success factors resulting from this deployment. In the form of case study, the results obtained by means of document analysis and semi-structured interviews allowed the categorization of this model in the research institution. Four categories related to origin have been identified, strategic purposes, advantages and difficulties to this adoption, as well as the methodology used and diagnosed critical processes. We conclude that the process management enables the institution be able to adapt to social, political and technological, to enable flexibility and efficiency, providing continuous improvement of administrative and organizational processes, and generating quality services and satisfactorily meet the needs of citizens.-
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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