Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19536
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RubenilsonCerqueiradeNatividade.pdf898,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Leila Chalub-
dc.contributor.authorNatividade, Rubenilson Cerqueira de-
dc.date.accessioned2016-02-20T11:33:41Z-
dc.date.available2016-02-20T11:33:41Z-
dc.date.issued2016-02-20-
dc.date.submitted2014-11-11-
dc.identifier.citationNATIVIDADE, Rubenilson Cerqueira de. Juventude, educação e desenvolvimento: o caso do Paranoá e as políticas públicas de acesso ao ensino superior no Brasil contemporâneo. 2014. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19536-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as políticas públicas de acesso ao ensino superior no Brasil que são ofertadas para os jovens no atual cenário nacional, a partir de uma realidade específica: a juventude concluinte do Ensino Médio do Paranoá. Seguindo uma ótica da percepção do papel da Juventude na sociedade brasileira e as ações criadas pelo governo a fim de sanar os anseios desses atores sociais, a pesquisa visa no primeiro momento definir o que são, quem são e o que pretendem os jovens do país dentro da percepção das Ciências Sociais. No segundo momento, a análise foca a questão estratégica do governo federal para alcançar maior participação desses atores do ponto de vista econômico, político e social. Para isso, será apresentado o trabalho exercido pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), juntamente com as ações do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) e a formulação de políticas públicas para que seja possível alcançar essa parcela, que segundo dados do IBGE (2010), possui grande relevância para o desenvolvimento do país na contemporaneidade. No terceiro momento, a pesquisa demonstrará por meio de um estudo de caso, o que pensam os jovens a respeito de tais políticas públicas, analisando se os seus anseios vão ao encontro com o que é ofertado pelo governo. Assim, neste estudo, a juventude é representada pelos ex-estudantes do Centro de Ensino Médio 01 do Paranoá (Região Administrativa VII do Distrito Federal). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, fundamentada no levantamento bibliográfico sobre o tema e entrevistas focais. O presente trabalho tem como objetivo responder a seguinte questão problema: As políticas públicas de acesso ao ensino superior atendem às expectativas dos jovens concluintes do Ensino Médio público do Paranoá? Conclui-se nesse trabalho que embora haja uma parcela significativa de jovens que possui as características para usufruir dos programas sociais, a diversidade desses atores não possui expressividade no contexto nacional, no momento da formulação de tais políticas, pois grande número de jovens não se enquadra nos perfis exigidos. Assim, ao concorrer, sem sucesso, às vagas públicas com estudantes melhor assistidos na sua trajetória escolar, tendem a partir para o mercado de trabalho mesmo não possuindo qualificação suficiente, o que possivelmente provocará estagnação econômica e social desses atores.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleJuventude, educação e desenvolvimento : o caso do Paranoá e as políticas públicas de acesso ao ensino superior no Brasil contemporâneoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordJuventudeen
dc.subject.keywordPolítica públicaen
dc.subject.keywordEnsino superior - aspectos econômicos - aspectos sociológicosen
dc.subject.keywordParanoá (DF)en
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2014.11.D.19536-
dc.description.abstract1This study aims to analyze public policies on access to higher education in Brazil that are offered to young people in the current national scene. Following an optical perception of the role of youth in Brazilian society and the actions created by the government to remedy the longings of these social actors. The research aims at first define what they are, who they are and wishing the country's youth into the perception of Social Sciences. In the second stage, the analysis focuses on the strategic issue of the federal government to achieve greater participation of these actors in economic, political and social conditions. For this, the work performed by the National Youth Secretariat (SNJ) will be presented, along with the actions of the National Youth Council (Conjuve) and the formulation of public policies so that you can achieve this installment, which according to IBGE (2010), possesses great importance to the development of the country nowadays. In the third phase, the research will demonstrate through a case study of what young people think about such policies, and analyzing whether their former and current expectations and desires will encounter with what is offered by the government. In this study, youth is represented by ex-students from high school 01 Paranoá (Administrative Region VII of the Federal District). This is a qualitative and quantitative research grounded through a literature survey on the subject and focal interviews. This study aimed to answer the following question problem: Public policies for access to higher education meet the expectations of the young graduates of the Paranoá’s public high school? We conclude this work that although there is a portion that possesses the features to take advantage of social programs, yet the relative diversity of these actors in the national context lacks expressiveness when formulating such policies, because many young people do not fit the required profiles and end up competing public places with students from institutions with higher quality of education. Thus, these young people tend to go to the labor market even not possessing adequate qualifications, which will result in economic and social stagnation of these actors.-
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.