http://repositorio.unb.br/handle/10482/19573
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_AnaClaudiaRodriguesFernandes.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Dinâmicas de significação e trajetórias de desenvolvimento : experiências de estudantes com deficiência autodeclarada na universidade |
Other Titles: | Dynamics of signification and developmental trajectories : considering the experience of students with disabilities in universities |
Authors: | Fernandes, Ana Claudia Rodrigues |
Orientador(es):: | Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de |
Assunto:: | Inclusão Ensino superior Processos de significação Trajetórias de desenvolvimento |
Issue Date: | 25-Feb-2016 |
Data de defesa:: | 11-Dec-2015 |
Citation: | FERNANDES, Ana Claudia Rodrigues. Dinâmicas de significação e trajetórias de desenvolvimento: experiências de estudantes com deficiência autodeclarada na universidade. 2015. 238 f. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Abstract: | A investigação teve por objetivo compreender a dinâmica de significação e as trajetórias de desenvolvimento pessoal de estudantes com deficiência, mediadas pelas experiências institucionais e subjetivas na vida cotidiana em universidades. O estudo se interessou pelos diferentes aspectos de sua experiência como estudante do ensino superior em dois países: Brasil e Portugal. Universidades são, notadamente, contextos meritocráticos, altamente desafiadores, em especial para aqueles estudantes com deficiências, que encaram várias barreiras para entrar, serem adequadamente qualificados e bem sucedidos na obtenção do diploma. A abordagem metodológica foi qualitativa e longitudinal: Quatro instituições de ensino superior em ambos os países, quatro técnicos profissionais e oito estudantes foram investigados, sendo que a investigação consistiu de entrevistas individuais e análise de cartas (escritas um ano depois das entrevistas). Considerando os propósitos do estudo, três eixos de investigação e análise foram construídos que favoreceram a abordagem dos estudantes e profissionais do serviço de inclusão de cada universidade, com o objetivo de chegar a uma compreensão aprofundada do fenômeno da inclusão no ensino superior. O primeiro eixo apresenta as estratégias adotadas como parte do sistema de inclusão pedagógica de cada universidade investigada; o segundo focaliza as experiências vividas pelos estudantes com deficiência; e o último eixo explora, adotando uma perspectiva idiográfica, as trajetórias ao longo do ensino superior de três participantes (dois brasileiros e um português), considerando suas narrativas nas entrevistas e nas cartas. As análises, no que se referem ao primeiro e segundo eixos, são coerentes com a inferência de que os estudantes enfrentam importantes desafios e necessitam ultrapassar obstáculos cotidianos que se referem às barreiras ambientais e simbólicas dentro da educação superior: inadequação ou insuficiência de serviços; estrutura arquitetônica imprópria; preconceito e invisibilidade de suas necessidades acadêmicas pelos professores; baixa prioridade da educação especial em termos dos investimentos e política institucional, deixando suas necessidades específicas não atendidas. No que se refere ao terceiro nível, as análises conduziram à proposição de um constructo para interpretar a dinamicidade do desenvolvimento pessoal humano: esferas da subjetividade. No tempo irreversível, o desenvolvimento é concebido de acordo com uma organização semiótico-temporal do self, considerando o contexto e as experiências relacionais específicas vividas pelo sujeito. A investigação busca contribuir para a interpretação de processos de desenvolvimento em vários contextos, em especial, os que envolvam aquelas trajetórias mediadas por eventos disruptivos ou caminhos não-normativos, como acontece quando deficiências estão envolvidas. |
Abstract: | The investigation aimed at understanding the dynamics of signification and trajectories of personal development of students with disabilities, mediated by institutional and subjective experience in the daily life of the universities. The study was concerned by different aspects of their experience as higher education students into two countries: Brasil and Portugal. Universities are, notably, meritocratic contexts, highly challenging, in special for those students with disabilities, who face various barriers to stay in, to be adequately qualified and to succed in obtaining the degree. The methodological approach was qualitative and longitudinal (two points). Four higher education institutions in both countries, four technical professional and eight students were investigated, consisting of individual interviews and analysis of letters (written one year after the interviews). Considering the purposes of the study, three axels of investigation and analysis were constructed that favored the approach of the students and professionals of the inclusion office of each university, aiming at a deep comprehension of the phenomena of inclusion in higher education. The first axel presents the strategies adopted as part of the inclusion pedagogic system of each university investigated; the second focuses on the living experiences of the higher education students with disabilities; the last axel explores, adopting an idiographic stance, the trajectories along higher education of three participants (two Brazilians and a Portuguese), considering their narratives in the interviews and letters. Analysis, regard the first and second axels, are coherent with the inference that students face important barriers and need to surpass daily obstacles concerning environmental and symbolic restraints within higher education: Inadequacy or insufficiency of services; improper architectonic structure; prejudice and invisibility of their academic needs by professors; low priority of special education in terms of investments and institutional politics, leaving their specific needs unattended. Concerning the third level, analysis conducted to the proposition of one construct to interpret the dinamicity of human personal development: spheres of subjectivity. In the irreversible time, development is designed according to the temporal semiotic organization of the self, considering the context and the specific relational lived experiences of the subject. The present investigation may contribute to the interpretation of developmental processes in several contexts, in special, concerning those trajectories mediated by disruptive events or non-normative paths, such as when disabilities are involved. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19573 |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.