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2015_FabianoMaluf.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGarrafa, Volnei-
dc.contributor.authorMaluf, Fabiano-
dc.date.accessioned2016-02-29T15:31:14Z-
dc.date.available2016-02-29T15:31:14Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.date.submitted2015-08-21-
dc.identifier.citationMALUF, Fabiano. Formação em bioética: uma análise de cursos de pós-graduação lato sensu no Brasil. 2015. 119 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19618-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2015.en
dc.description.abstractIntrodução: O presente trabalho apresenta uma análise do perfil acadêmico de cursos de pós-graduação lato sensu em bioética oferecidos no Brasil. Objetivo: Descrever o panorama de seis cursos de especialização em bioética oferecidos com mais regularidade no país e realizar uma análise comparativa entre eles e o curso de especialização em bioética da Universidade de Brasília. Método: Foram realizadas análise documentais das ementas dos cursos selecionados com a finalidade de obter dados sobre o conteúdo programático preferencialmente adotado; sobre os objetivos e métodos utilizados no processo de ensino-aprendizagem; sobre a formação acadêmica dos docentes e propor um roteiro de exigências mínimas para abertura e funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu em bioética. Foram realizadas também entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores dos cursos. Os resultados encontrados foram submetidos à análise qualitativa pela Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Resultados: Os resultados indicam que os cursos têm em comum o objetivo de proporcionar uma visão integradora da bioética com o intuito de despertar o interesse dos profissionais para a reflexão e o debate de problemas bioéticos. Entretanto, percebe-se uma acentuada predominância do principialismo como fundamentação da discussão, restrita ao campo biomédico nos cursos analisados, contrastando com a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, adotada como referencial teórico pelo curso de especialização da Universidade de Brasília, o que permite uma ampliação conceitual da bioética mais próxima da realidade e do contexto dos macroproblemas brasileiros e latinoamericanos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleFormação em bioética : uma análise de cursos de pós-graduação lato sensu no Brasilen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordBioéticaen
dc.subject.keywordPós-graduaçãoen
dc.subject.keywordEnsino superior - Brasilen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.08.T.19618-
dc.description.abstract1Introduction: This study presents an analysis of the academic profile of "lato sensu" bioethics Postgraduate courses in Brazil. Objective: to describe the panorama of the six most regularly offered "lato sensu" bioethics Postgraduate courses in the country and to carry out a comparative analysis among them and the “lato sensu" bioethics post-graduation course offered at the University of Brasilia. Methods: A documental analysis of selected syllabi was made in order to obtain data on the preferred contents when constructing the curriculum, on objectives and on methods used in the teaching-learning process, and on academic training of teachers; furthermore, in pursuance of proposing a roadmap of minimum requirements for opening and operating "lato sensu" bioethics Postgraduate courses. Semi-structured interviews with the coordinators of the courses were conducted. Results were analyzed using the content analysis proposed by Bardin. Results: The results indicate that the courses share a common objective: providing an integrated view of bioethics in order to arouse the interest of professionals to reflect and debate on bioethical issues. Nevertheless, a remarkable predominance of principlism as the basis of discussion, restricted to the biomedical field, was observed. This finding contrasted with the adoption, by the “lato sensu" bioethics post-graduation course offered at the University of Brasilia, of the Universal Declaration on Bioethics and Human Rights as a theoretical framework that allows a conceptual expansion of bioethics, making it closer to reality and to the context related to Brazilian and Latin American macro-problems.-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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