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Título: Propriedades psicométricas do inventário Social and Emotional (or Noncognitive) Nationwide Assessment (SENNA)
Autor(es): Valdivia, Gina Pamela Pancorbo
Orientador(es): Laros, Jacob Arie
Assunto: Competências socioemocionais
Desempenho acadêmico
Psicometria
Data de publicação: 1-Mar-2016
Referência: VALDIVIA, Gina Pamela Pancorbo. Propriedades psicométricas do inventário Social and Emotional (or Noncognitive) Nationwide Assessment (SENNA). 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Diferentes pesquisas têm apoiado a associação entre as competências socioemocionais e importantes resultados como o desempenho acadêmico, a redução da violência e a prevenção de doenças. Dada sua importante contribuição e a necessidade de instrumentos adequados para avaliar estas competências, foi desenvolvido o instrumento Social and Emotional (or Noncognitive) Nationwide Assessment (SENNA). Neste contexto, o objetivo da dissertação foi avaliar as propriedades psicométricas dos escores de uma segunda versão do instrumento SENNA e obter evidências de validade de construto e validade convergente. A validade convergente foi avaliada aplicando a Escala Reduzida de Cinco Grandes Fatores de Personalidade (ER5FP) junto com o instrumento SENNA. Ambos foram administrados para uma amostra de 634 estudantes (59% mulheres) com uma média de idade de 16,3 anos (DP = 1,21) de oito escolas de Ensino Médio do Distrito Federal. No primeiro manuscrito, realizou-se uma Análise Fatorial Exploratória e obteve-se uma estrutura de 6 fatores com 65 itens que explicou 42,7% da variância comum. Os coeficientes de fidedignidade dos escores fatoriais variaram entre 0,66 e 0,89. Os coeficientes de validade do SENNA com a ER5FP foram entre 0,37 e 0,81 com um valor médio de 0,59. O valor mais baixo foi entre os fatores de Conscienciosidade e os valores mais altos entre os fatores de Extroversão. O segundo manuscrito visou a testar qual dos três modelos de mensuração do SENNA mostraram a melhor adequação aos dados: (1) um modelo de 5 fatores e 52 itens; (2) um modelo de 6 fatores e 83 itens; (3) um modelo de 6 fatores e 65 itens. Para tal fim, os modelos foram testados usando Análise Fatorial Confirmatória e a Modelagem por Equações Estruturais Exploratórias. Os resultados indicaram que o modelo de 5 fatores com 52 itens mostrou o melhor ajuste aos dados. Em geral, os resultados da dissertação indicaram adequadas evidências de validade do instrumento SENNA, porém, recomenda-se que alguns itens sejam revisados para representar melhor as dimensões latentes do instrumento.
Abstract: Different researches have supported the association of socio-emotional skills with important life outcomes like academic performance, reduction of violence and disease prevention. Given the contribution of these skills to well-being and the need of adequate instruments to assess them, the Social and Emotional (or Noncognitive) Nationwide Assessment (SENNA) inventory was developed. In that context, the objective of this dissertation was to evaluate the psychometric properties of the scores of the SENNA instrument and obtain evidences of its construct validity and convergent validity. Convergent validity was evaluated through the application of the Reduced Scale of the Big Five Personality Factors (ER5FP) together with SENNA instrument. Both instruments were administered to a sample of 634 students (59% females) with a mean age of 16.3 years (SD = 1.21) from eight secondary schools of the Federal District. In the first manuscript, an Exploratory Factor Analysis was performed and a 6- factor structure of 65 items was obtained, explaining 42.7% of the common variance. Reliability coefficients of the factor scores varied between .66 and .89. The validity coefficients between SENNA and ER5FP ranged between .37 and .81 with a mean value of .59. The lowest values were between the factors of Conscientiouness and the highest values were between the factors of Extroversion. The second manuscript aimed to test which of three different measurement models of SENNA showed the best fit to the data: (1) a 5-factor model with 52 items; (2) a 6-factor model with 83 items; (3) a 6-factor model with 65 items. With that objective, analyses were performed with Confirmatory Factor Analysis and Exploratory Structural Equation Modeling. The results showed that the 5-factor model with 52 items showed the best fit to the data. Overall, the results of the dissertation indicate adequate validity evidence of the SENNA inventory, although some items should be revised for improving their representation of the latent dimensions of the scale.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.01.D.19632
Agência financiadora: O presente trabalho foi realizado com apoio do Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação – PEC-PG, da CAPES/CNPq – Brasil.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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